Esta é a Semana do Clima e da Assembleia Geral da ONU em Nova Iorque. Desde domingo, uma série de encontros, eventos e reuniões com governos, empresas e representantes da sociedade civil do mundo inteiro debatem os imensos desafios que temos na agenda climática.
Acompanho o presidente Lula em várias dessas agendas. No domingo, participamos da Cúpula do Futuro, que busca reforçar a governança global e incentivar soluções multilaterais para os problemas enfrentados pela humanidade. Também participei do evento “Capital for the Canopy: Filling the Forests Finance Gap”, com objetivo de alinhar parcerias, incentivos financeiros e abordagens inovadoras para uma mudança no fluxo de capitais para a administração florestal.
Na segunda-feira, discursei no lançamento da Plataforma de Líderes Globais, organizado pelo Ministério da Fazenda, ao lado da primeira-dama Janja Lula da Silva e da ministra Esther Dweck (MGI). Participei também de uma série de eventos e reuniões bilaterais, entra elas com o enviado especial do presidente do EUA para o Clima, John Podesta, e com o comissário europeu para Ação Climática, Wopke Hoekstra.
Estive ainda com Mukhtar Babayev, presidente da COP29, que será realizada de 11 a 22 de novembro no Azerbaijão, acompanhada do secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do MRE, André Correa do Lago, e da secretária de Mudança Clima da MMA, Ana Toni.
Outro evento igualmente importante foi o Women Rise for All, iniciativa da secretária-geral adjunta da ONU, Amina Mohammed, que destaca a liderança feminina e promove o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O ato reuniu mais de 50 líderes mulheres, entre elas a ativista paquistanesa Malala Yousafzai, que ganhou o prêmio Nobel da Paz em 2014 por sua luta pelo direito de todas as crianças à educação.
Junto com o secretário de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental e do Brasil, Adalberto Maluf, representamos o Brasil na reunião ministerial do Climate and Clean Air Coalition, parceria liderada pelo Pnuma entre mais de 160 governos e organizações para a redução dos poluentes de vida curta.
Com informações do Marina Assessoria
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Boletim Focus: mercado eleva projeção da Selic a 15% ao ano em 2025
Horizonte usado pelo Banco Central para decidir sobre os juros, a expectativa da inflação para este ano subiu de 4,96% para 4,99% A meta de inflação estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) é de 3%, em 2024 e em 2025 – (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press) Economistas do mercado financeiro elevaram suas projeções para os juros…
Haddad trata de Orçamento em reunião com Lula e nega intervenção no dólar
O ministro rejeitou a possibilidade de aumento do IOF sobre a saída de dólares do Brasil como medida para conter a alta da moeda: “Não existe discussão de mudar o regime cambial no Brasil” O chefe da equipe econômica informou também que o governo vai aguardar a eleição da presidência da Câmara e do Senado…
Itamaraty anuncia entrada da Indonésia como membro pleno do Brics
Brasil preside o bloco e anunciou formalmente a entrada da Indonésia como membro pleno Segundo o Itamaraty, a Indonésia foi aprovada como membro pleno do bloco durante a Cúpula de Joanesburgo, em 2023 – (crédito: EBC) O Ministério das Relações Exteriores anunciou, nesta segunda-feira (6/1), a entrada da Indonésia como membro pleno dos Brics, bloco presidido…