Proposta afeta, em especial, os tribunais estaduais do Rio de Janeiro e de São Paulo. Texto foi aprovado no Senado neste ano

imagem colorida mostra congresso nacional farra - Metrópoles

Congresso Nacional promulga, nesta terça-feira (24/9), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 26/22, que estabelece novas regras para a eleição de tribunais de Justiça dos estados com mais de 170 desembargadores em exercício.

O texto foi aprovado na Câmara dos Deputados em 2022 e, no Senado Federal, em agosto deste ano. Pela proposta, apenas serão afetados os tribunais dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Com a aprovação da matéria, a eleição para cargos diretivos dos tribunais estaduais deverá ocorrer por meio de uma votação direta e secreta entre os membros da Corte. A eleição de um membro dependerá de maioria absoluta dos votos. Além disso, o mandato dos eleitos será de dois anos, sendo permitido somente uma recondução.

Tribunal de São Paulo

Em 2020, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que todos os membros do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) podem concorrer às eleições para cargos diretivos (presidente, vice-presidente e corregedor-geral de Justiça).

O Tribunal de São Paulo possui uma resolução que permite a candidatura de todos os desembargadores para renovação de cargos de direção. No entanto, a norma foi suspensa pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabeleceu o pleito por critério de antiguidade para mandatos de dois anos.

Em 2013, o então ministro Ricardo Lewandowski, do STF, suspendeu de forma liminar a decisão do CNJ até definição a respeito da eleição para cargos diretivos do TJSP.

Com informações do Metrópoles

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Governo Lula reajusta salários de militares; veja a tabela

    Governo Lula reajusta salários de militares; veja a tabela

    Medida provisória foi assinada pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin. Reajuste de 9% será concedido em duas parcelas Publicada nesta sexta-feira (28/3), a Medida Provisória nº 1.293, que altera a Lei nº 13.954, dispõe sobre o aumento do soldo dos militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. O reajuste salarial negociado é de 9%,…


  • Bolsonaro pedirá fim do inquérito do golpe após novo parecer da PGR

    Bolsonaro pedirá fim do inquérito do golpe após novo parecer da PGR

    Defesa de Jair Bolsonaro acredita que um novo parecer da PGR tem impacto em investigações que miram o ex-presidente no STF A defesa de Jair Bolsonaro pedirá ao STF a anulação do inquérito e da ação penal sobre golpe de Estado após a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestar, nesta quinta-feira (27/3), pelo arquivamento de uma outra investigação que mirava o…


  • Governo projeta nova cidade para 117 mil habitantes no DF; veja onde

    Governo projeta nova cidade para 117 mil habitantes no DF; veja onde

    Centro Urbano Tororó, que fará parte do Jardim Botânico, será maior do que 5,3 mil municípios brasileiros. Confira detalhes do futuro bairro O Governo do Distrito Federal (GDF) projeta novo setor habitacional para a população da capital do país. O Centro Urbano Tororó, que fará parte da região administrativa do Jardim Botânico, deverá abrigar até 117…


Os comentários estão desativados.