
O chefe da assessoria especial do presidente Lula (PT), o ex-chanceler Celso Amorim, classificou como “tremendamente revoltante” o recente ataque aéreo de Israel ao Líbano, alertando para o risco de uma “guerra total”. Amorim fez essas declarações em uma coletiva de imprensa em Nova York, antes de uma reunião entre Lula e o primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz. Ele enfatizou que a escalada de violência na região é perigosa, especialmente em um contexto que envolve muitos brasileiros.
“Eu acho uma coisa tremendamente revoltante e perigosa porque ali há o risco de uma guerra total. E, veja bem, estamos falando de um lugar onde tem muitos brasileiros”, disse Amorim, referindo-se à situação crítica que se desenrola no Líbano.
De acordo com o Ministério da Saúde do Líbano, o ataque aéreo israelense resultou em 274 mortes e mais de 1.024 feridos, incluindo 21 crianças e 31 mulheres, além de profissionais de saúde. O governo libanês confirmou que os ataques foram direcionados a posições do Hezbollah, um grupo extremista que Israel alega estar envolvido em ações hostis na região.

As Forças de Defesa de Israel alertaram a população civil para que se afastasse de supostas posições do Hezbollah antes dos ataques, que marcaram o dia mais violento no Líbano em mais de 18 anos.
Amorim também fez menção à guerra de 2006 entre Israel e o Hezbollah, quando o Itamaraty trabalhou para repatriar brasileiros. “Tenho certeza de que o Itamaraty já está planejando alguma coisa nesse sentido. A experiência é dura”, afirmou ele.
Segundo o G1, fontes do Itamaraty afirmaram que a Embaixada do Brasil em Beirute está em contato com a comunidade brasileira no Líbano e está preparada para diferentes cenários, incluindo um possível agravamento da situação. Desde o início de agosto, o portal consular brasileiro desencoraja viagens ao Líbano e recomenda que cidadãos residentes ou em trânsito deixem o país.
Além do conflito no Líbano, Amorim revelou que a reunião entre Lula e Scholz abordará temas como o acordo entre Mercosul e União Europeia, as negociações de paz na guerra entre Ucrânia e Rússia, e ações voltadas à preservação ambiental.
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Ibaneis Rocha dará palestra em Dubai, e Celina Leão assume como governadora em exercício
Viagem oficial do chefe do Executivo faz parte de conferência promovida pelo Lide nos Emirados Árabes Unidos entre 12 e 16 de abril O governador Ibaneis Rocha é um dos palestrantes do evento Brazil Emirates Conference, promovido pelo Lide, marcado para ocorrer entre 12 e 16 de abril, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O…
Menos É Mais, Wesley Safadão, Léo Santana e mais atrações agitam os 65 anos de Brasília
Serão três dias de shows gratuitos na Esplanada dos Ministérios; a programação terá ainda O Grande Encontro, Fagner e Elis Soares, além dos já confirmados Zé Neto e Cristiano e Mari Fernandez A celebração dos 65 anos de Brasília terá shows de atrações nacionais de renome na Esplanada dos Ministérios. Serão três dias de programação…
PIX Parcelado: BC espera que valor da compra seja ‘menor ou igual’ ao do cartão de crédito; estreia será em setembro
Nova modalidade será uma linha de crédito formal, com a cobrança de taxa de juros pelas instituições financeiras. O Banco Central (BC) informou que não tem a intenção que o chamado PIX parcelado, que permitirá a compra de produtos ou serviços com parcelas mensais, seja um substituto do cartão de crédito.
A nova modalidade, que será uma linha…