youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Prédios no Líbano atingidos por bombas israelenses. Foto: Mohamed Azakir/Reuters

O chefe da assessoria especial do presidente Lula (PT), o ex-chanceler Celso Amorim, classificou como “tremendamente revoltante” o recente ataque aéreo de Israel ao Líbano, alertando para o risco de uma “guerra total”. Amorim fez essas declarações em uma coletiva de imprensa em Nova York, antes de uma reunião entre Lula e o primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz. Ele enfatizou que a escalada de violência na região é perigosa, especialmente em um contexto que envolve muitos brasileiros.

“Eu acho uma coisa tremendamente revoltante e perigosa porque ali há o risco de uma guerra total. E, veja bem, estamos falando de um lugar onde tem muitos brasileiros”, disse Amorim, referindo-se à situação crítica que se desenrola no Líbano.

De acordo com o Ministério da Saúde do Líbano, o ataque aéreo israelense resultou em 274 mortes e mais de 1.024 feridos, incluindo 21 crianças e 31 mulheres, além de profissionais de saúde. O governo libanês confirmou que os ataques foram direcionados a posições do Hezbollah, um grupo extremista que Israel alega estar envolvido em ações hostis na região.

Celso Amorim, assessor de Lula. Foto: reprodução

As Forças de Defesa de Israel alertaram a população civil para que se afastasse de supostas posições do Hezbollah antes dos ataques, que marcaram o dia mais violento no Líbano em mais de 18 anos.

Amorim também fez menção à guerra de 2006 entre Israel e o Hezbollah, quando o Itamaraty trabalhou para repatriar brasileiros. “Tenho certeza de que o Itamaraty já está planejando alguma coisa nesse sentido. A experiência é dura”, afirmou ele.

Segundo o G1, fontes do Itamaraty afirmaram que a Embaixada do Brasil em Beirute está em contato com a comunidade brasileira no Líbano e está preparada para diferentes cenários, incluindo um possível agravamento da situação. Desde o início de agosto, o portal consular brasileiro desencoraja viagens ao Líbano e recomenda que cidadãos residentes ou em trânsito deixem o país.

Além do conflito no Líbano, Amorim revelou que a reunião entre Lula e Scholz abordará temas como o acordo entre Mercosul e União Europeia, as negociações de paz na guerra entre Ucrânia e Rússia, e ações voltadas à preservação ambiental.

Com informações do Diário do Centro do Mundo

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Agosto Azul e Vermelho: DF agora conta com campanha de conscientização sobre saúde vascular

    Agosto Azul e Vermelho: DF agora conta com campanha de conscientização sobre saúde vascular

    Foi publicada, na última sexta-feira (22), a Lei nº 7.579/2024, que institui a campanha Agosto Azul e Vermelho, que visa ampliar a conscientização sobre a saúde vascular, promovendo ações educativas e preventivas em espaços públicos. A proposta original é de autoria do deputado Jorge Vianna (PSD), e havia sido aprovada pela Câmara Legislativa em segundo…


  • Para evitar fraudes, nova Lei regulamenta o uso do termo cartório

    Para evitar fraudes, nova Lei regulamenta o uso do termo cartório

    Foi sancionada a Lei nº 7580/2024, de autoria do deputado Roosevelt Vilela (PL), que disciplina a utilização dos termos “cartório”, “cartório extrajudicial”, “tabelionato”, “serventia” e “serventia extrajudicial” no Distrito Federal. A sanção foi assinada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) nesta sexta-feira (22).  As denominações serão exclusivas para instituições que exercem serviços notariais, que têm como…


  • Estadão volta a atacar Moraes e pede que ele se afaste do inquérito do golpe

    Estadão volta a atacar Moraes e pede que ele se afaste do inquérito do golpe

    Em editorial publicado nesta segunda-feira (25), o Estadão voltou a criticar a atuação do ministro Alexandre de Moraes no Supremo Tribunal Federal (STF), afirmando que ele “marca e cobra o pênalti”. Desta vez, o jornal pediu que o magistrado se declare impedido de relatar o inquérito que investiga a elaboração de um plano golpista após as eleições…


Os comentários estão desativados.