Prédios no Líbano atingidos por bombas israelenses. Foto: Mohamed Azakir/Reuters

O chefe da assessoria especial do presidente Lula (PT), o ex-chanceler Celso Amorim, classificou como “tremendamente revoltante” o recente ataque aéreo de Israel ao Líbano, alertando para o risco de uma “guerra total”. Amorim fez essas declarações em uma coletiva de imprensa em Nova York, antes de uma reunião entre Lula e o primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz. Ele enfatizou que a escalada de violência na região é perigosa, especialmente em um contexto que envolve muitos brasileiros.

“Eu acho uma coisa tremendamente revoltante e perigosa porque ali há o risco de uma guerra total. E, veja bem, estamos falando de um lugar onde tem muitos brasileiros”, disse Amorim, referindo-se à situação crítica que se desenrola no Líbano.

De acordo com o Ministério da Saúde do Líbano, o ataque aéreo israelense resultou em 274 mortes e mais de 1.024 feridos, incluindo 21 crianças e 31 mulheres, além de profissionais de saúde. O governo libanês confirmou que os ataques foram direcionados a posições do Hezbollah, um grupo extremista que Israel alega estar envolvido em ações hostis na região.

Celso Amorim, assessor de Lula. Foto: reprodução

As Forças de Defesa de Israel alertaram a população civil para que se afastasse de supostas posições do Hezbollah antes dos ataques, que marcaram o dia mais violento no Líbano em mais de 18 anos.

Amorim também fez menção à guerra de 2006 entre Israel e o Hezbollah, quando o Itamaraty trabalhou para repatriar brasileiros. “Tenho certeza de que o Itamaraty já está planejando alguma coisa nesse sentido. A experiência é dura”, afirmou ele.

Segundo o G1, fontes do Itamaraty afirmaram que a Embaixada do Brasil em Beirute está em contato com a comunidade brasileira no Líbano e está preparada para diferentes cenários, incluindo um possível agravamento da situação. Desde o início de agosto, o portal consular brasileiro desencoraja viagens ao Líbano e recomenda que cidadãos residentes ou em trânsito deixem o país.

Além do conflito no Líbano, Amorim revelou que a reunião entre Lula e Scholz abordará temas como o acordo entre Mercosul e União Europeia, as negociações de paz na guerra entre Ucrânia e Rússia, e ações voltadas à preservação ambiental.

Com informações do Diário do Centro do Mundo

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Datafolha mostra alta de cinco pontos na aprovação de Lula e sociedade ainda polarizada

    Datafolha mostra alta de cinco pontos na aprovação de Lula e sociedade ainda polarizada

    Presidente interrompe ciclo de queda, avança na classe média e entre os mais escolarizados, e mantém força no Nordeste 247 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu sinais de recuperação em sua popularidade após meses de desgaste. Segundo a mais recente pesquisa Datafolha, divulgada pela Folha de S.Paulo, a aprovação de seu governo cresceu cinco…


  • AGU: despesas de viagens da primeira-dama serão divulgadas

    AGU: despesas de viagens da primeira-dama serão divulgadas

    Documento prevê a divulgação dos dados no Portal da Transparência 247 – A Advocacia-Geral da União (AGU) publicou, nesta sexta-feira (4), um parecer que estabelece regras para garantir transparência nos gastos relacionados a viagens da primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja. O documento, que vale para todos os cônjuges de presidentes da República, prevê a…


  • Programa ‘Vai de Graça’ terá 119 viagens extras em 27 linhas de ônibus no DF

    Programa ‘Vai de Graça’ terá 119 viagens extras em 27 linhas de ônibus no DF

    Vinte e sete linhas serão reforçadas com mais 119 viagens; além disso, um novo serviço fará percurso entre a Estação da Asa Sul e o Zoológico Por Agência Brasília* – A partir deste domingo (6), haverá reforço na operação de ônibus em diversas regiões administrativas para ampliar o atendimento ao programa Vai de Graça, que permite…


Os comentários estão desativados.