
A Polícia Federal (PF) passou a investigar o Movimento Brasil Livre (MBL) por um crime contra a honra do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A ação teria ocorrido por meio de uma publicação no perfil oficial do movimento no X, antigo Twitter. A postagem dizia que “Lula aprova aborto e mudança de sexo”.
O post ocorreu em reação à resolução aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde no final de julho do ano anterior, que incluía orientações para o Plano Plurianual (PPA) e o Plano Nacional de Saúde (PNS). Entre as orientações estavam a legalização do aborto e da maconha, e a sugestão de reduzir para 14 anos o início da terapia hormonal para transgêneros.
O conselho é parte do ministério e é composto por entidades de classe, representantes do governo, prestadores de serviços de saúde, profissionais e usuários. A resolução 715 continha sugestões, não determinações.
Após isso, em agosto de 2023, o então ministro da Justiça Flávio Dino, agora integrante do Supremo Tribunal Federal (STF), realizou a abertura do pedido de inquérito. Na ocasião, em parecer no mesmo mês, o delegado Rafael Grummt identificou preliminarmente o crime de difamação. Em outubro, o delegado Cicero Strano Moraes instaurou o inquérito.
Em abril de 2024, a PF intimou Renan Santos, coordenador nacional do MBL e presidente do grupo na composição societária da empresa, para prestar esclarecimentos em junho. Ele não foi encontrado no endereço indicado, e a intimação, enviada via Sedex, foi devolvida.

Em junho, a PF iniciou uma busca para localizar Santos e enviou uma nova intimação, solicitando sua apresentação a uma unidade do órgão em setembro.
Em nota, o MBL afirmou que se trata “de censura e intimidação por parte do governo federal”, com “o único intuito de perseguir seus opositores políticos”.
A respeito do post no X, foco do inquérito, o MBL declarou “que não tem absolutamente nada de errado” e que o governo Lula apoia, sim, aborto e mudança de sexo.
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Sem citar os EUA, Lula diz que “negociar com base na lei do mais forte é um atalho perigoso para a guerra”
Presidente reforçou a importância do BRICS como espaço de diálogo e diversidade, criticou unilateralismo e propôs reformas na governança global O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu, nesta quarta-feira (26), a primeira reunião de Sherpas da presidência brasileira do BRICS com um discurso enfático em defesa do multilateralismo e da busca por soluções construtivas…
EUA avançam em projeto de lei que pode barrar entrada de Alexandre de Moraes no país
Projeto, que conta com o apoio de parlamentares ligados à extrema direita no Brasil, foi aprovado por uma comissão da Câmara e seguirá para o plenário O Comitê Judiciário da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou nesta quarta-feira (26) um projeto de lei que pode impedir a entrada do ministro do Supremo Tribunal Federal…
PF pode ampliar lista de indiciados em inquérito sobre tentativa de golpe
Documentos e dispositivos eletrônicos apreendidos com Braga Netto e seu ex-assessor podem arrastar novos personagens para o caso Na reta final da análise do material coletado na Operação Contragolpe, que levou à prisão do general e ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto, a Polícia Federal avalia a possibilidade de apresentar novos indiciados no inquérito sobre…