youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Congresso Nacional realizado pelo MBL – Foto: Reprodução

A Polícia Federal (PF) passou a investigar o Movimento Brasil Livre (MBL) por um crime contra a honra do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A ação teria ocorrido por meio de uma publicação no perfil oficial do movimento no X, antigo Twitter. A postagem dizia que “Lula aprova aborto e mudança de sexo”.

O post ocorreu em reação à resolução aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde no final de julho do ano anterior, que incluía orientações para o Plano Plurianual (PPA) e o Plano Nacional de Saúde (PNS). Entre as orientações estavam a legalização do aborto e da maconha, e a sugestão de reduzir para 14 anos o início da terapia hormonal para transgêneros.

O conselho é parte do ministério e é composto por entidades de classe, representantes do governo, prestadores de serviços de saúde, profissionais e usuários. A resolução 715 continha sugestões, não determinações.

Após isso, em agosto de 2023, o então ministro da Justiça Flávio Dino, agora integrante do Supremo Tribunal Federal (STF), realizou a abertura do pedido de inquérito. Na ocasião, em parecer no mesmo mês, o delegado Rafael Grummt identificou preliminarmente o crime de difamação. Em outubro, o delegado Cicero Strano Moraes instaurou o inquérito.

Em abril de 2024, a PF intimou Renan Santos, coordenador nacional do MBL e presidente do grupo na composição societária da empresa, para prestar esclarecimentos em junho. Ele não foi encontrado no endereço indicado, e a intimação, enviada via Sedex, foi devolvida.

Renan Santos, coordenador nacional do MBL – Foto: Reprodução

Em junho, a PF iniciou uma busca para localizar Santos e enviou uma nova intimação, solicitando sua apresentação a uma unidade do órgão em setembro.

Em nota, o MBL afirmou que se trata “de censura e intimidação por parte do governo federal”, com “o único intuito de perseguir seus opositores políticos”.

A respeito do post no X, foco do inquérito, o MBL declarou “que não tem absolutamente nada de errado” e que o governo Lula apoia, sim, aborto e mudança de sexo.

Com informações do Diário do Centro do Mundo

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Pastor usa trecho da Bíblia para justificar escala 6×1 e é detonado nas redes

    Pastor usa trecho da Bíblia para justificar escala 6×1 e é detonado nas redes

    Em meio ao debate sobre PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que acaba com a escala 6×1 (seis dias de trabalho e um de descanso), o pastor Renato Vargens usou um trecho da Bíblia para justificar a manutenção da jornada. A declaração foi dada em sua conta no X (ex-Twitter) e o religioso foi detonado…


  • Como Lula foi informado sobre explosões terroristas em Brasília

    Como Lula foi informado sobre explosões terroristas em Brasília

    O presidente Lula só soube das explosões na Praça dos Três Poderes desta quarta (13) por volta de 19h45. O petista estava reunido com o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, no Palácio da Alvorada no momento do atentado e foi informado sobre o episódio quando Cristiano Zanin, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), chegou…


  • Para os jornalões, o homem-bomba da extrema-direita não tem partido

    Para os jornalões, o homem-bomba da extrema-direita não tem partido

    Por Moisés Mendes Imaginem se esse caçador de ‘comunistas’ das bombas, que morreu na Praça dos Três Poderes, tivesse passado, por acidente, por algum partido de esquerda. Até agora as manchetes dos jornalões falam do ‘homem que morreu em Brasília’, sem nenhuma referência ao fato de que o catarinense Francisco Wanderley Luiz era do PL…


Os comentários estão desativados.