Presidente venezuelano afirmou que o sistema eleitoral de seu país seria mais seguro do que o brasileiro
Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, durante um comício na noite de terça-feira em Aragua, questionou a auditabilidade dos sistemas eleitorais do Brasil, Estados Unidos e Colômbia. De acordo com o site Monitoreamos, Maduro afirmou que as eleições nesses países não são auditadas, embora não tenha apresentado provas para suas alegações. O líder venezuelano também enalteceu o sistema eleitoral de seu país, mencionando que a Venezuela realiza 16 auditorias, além de uma auditoria em tempo real de 54% das urnas, conforme aponta reportagem da Folha de S. Paulo.
A declaração de Maduro veio um dia após o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, expressar preocupação com comentários anteriores de Maduro sobre um possível “banho de sangue” caso ele fosse derrotado nas próximas eleições, previstas para o domingo seguinte. Maduro respondeu às preocupações de Lula afirmando que não mentiu, mas sim fez uma reflexão, e recomendou que os preocupados tomassem um “chá de camomila”.
No contexto brasileiro, o sistema eleitoral inclui a emissão de boletins de urna ao final da votação, que são verificados e assinados pelos responsáveis pela seção eleitoral e fiscais de partidos, garantindo a possibilidade de auditoria imediata e posterior dos resultados eleitorais.
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Sancionada a lei que cria a Semana de Conscientização da Lei Maria da Penha
Foto: Carlos Gandra/Agência CLDF Proposta do deputado Ricardo Vale (PT) prevê programação de atividades educativas para enfrentamento à violência contra as mulheres Em mais um passo para fortalecer a luta contra a violência de gênero, foi sancionada nessa quinta-feira (21) a Lei que institui a Semana de Conscientização da Lei Maria da Penha no Distrito…
Câmara Legislativa debate integração de políticas afirmativas para enfrentar a violência contra a mulher
Foto: Rinaldo Morelli/Agência CLDF A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou sessão solene para debater os desdobramentos da Frente Parlamentar de Combate ao Feminicídio, especialmente o enfrentamento da violência doméstica e a integração de políticas afirmativas. Por iniciativa da deputada Doutora Jane (MDB), o evento reuniu representantes de vários setores, entre eles, das forças de…
Inscrições abertas para cursos gratuitos do Programa Reciclotech em Ceilândia
O Programa Reciclotech, uma iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do GDF, em parceria com a ONG Programando o Futuro e a FAP-DF, está com inscrições abertas para diversos cursos gratuitos em Ceilândia.A ação faz parte de um projeto inovador que alia responsabilidade social e ambiental, oferecendo capacitação profissional em áreas de tecnologia…