youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Ministério da Saúde ampliou público-alvo em estados e municípios com doses prestes a vencer. No DF, porém, imunizantes só expiram em 2025

Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) informou neste domingo (23/6) que não haverá mudança na estratégia adotada pela pasta com relação ao público-alvo da vacinação contra a dengue na capital da República.

“As doses de vacinas contra a dengue disponíveis na rede não vencem em julho. Nossas doses vencem em 2025”, confirmou a pasta em nota.

A campanha de vacinação contra a dengue no DF segue a orientação do Ministério da Saúde para todas as crianças e adolescentes de 10 anos completos a 14 anos de idade. São duas doses, com intervalo de 90 dias entre elas.

Veja os locais de vacinação contra a dengue no DF.

Ampliação

Ministério da Saúde, em nota técnica publicada na sexta-feira (21/6), recomendou que as unidades da Federação que tenham doses de vacina contra a dengue prestes a vencer ampliem faixa etária do público-alvo.

Atualmente, a campanha é voltada para pessoas de 10 a 14 anos de idade. Porém, se as doses estiverem com vencimento datada para 30 de junho ou 31 de julho, a recomendação é que os municípios apliquem em pessoas além do público-alvo.

Segundo a recomendação, os estados que tenham municípios que ainda não foram contemplados com a vacina da dengue devem realizar o remanejamento dessas doses com vencimento próximo para esses territórios.

Caso todos os municípios estejam contemplados, as doses poderão ser aplicadas em pessoas da faixa etária de 6 a 16 anos de idade.

Se os dois procedimentos anteriores não forem suficientes para aplicação das vacinas prestes a vencer, o público-alvo poderá ser ampliado até o limite etário especificado na bula da vacina dengue — que compreende dos 4 aos 59 anos.

Na nota técnica, a pasta federal reforçou que “é uma estratégia temporária e excepcional, aplicada apenas para as vacinas que possuem prazo de validade até 30 de junho e 31 de julho de 2024”.

Essa medida já havia sido adotada pelo ministério em abril, quando havia doses próximas ao vencimento ainda estocadas nas redes de frio do país.

Com informações do Metrópoles

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Os comentários estão desativados.