O presidente Lula venceria qualquer um dos principais nomes da direita nas eleições de 2026, segundo levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta sexta (24). Com a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro e a indefinição de seu herdeiro, o petista foi colocado contra seus possíveis adversários na disputa.
Os dados foram coletados por meio de pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados. Na lista, aparecem os nomes do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); o de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); o do Paraná, Ratinho Jr. (PSD); e o da ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro.
Quem teria a maior chance contra Lula é Michele, segundo o levantamento: o petista teria 42% contra 40,1% da esposa do ex-presidente no pleito de 2026. Contra Tarcísio, a vantagem seria ainda maior: 41,7% contra 36,6% do bolsonarista.
Ratinho Jr. e Romeu Zema são os que aparecem com as menores chances contra o petista. No primeiro cenário, Lula teria 36,6% e o adversário, 17,6%; tendo o mineiro como rival, o presidente teria 37,2% contra 14,8% do bolsonarista.
A pesquisa foi feita entre os dias 27 de abril e 1º de maio, com 2020 eleitores em 160 municípios das 27 unidades da federação. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%.
Apesar dos nomes citados, o ex-presidente ainda não definiu quem vai apoiar em 2026. Aliados acreditam que ele deve promover a candidatura de um dos filhos, preferencialmente do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604
- Agências do trabalhador do DF oferecem 236 vagas nesta terça-feira
- Alckmin: essência do pacote fiscal foi aprovada e vai zerar déficit
- Com homenagem a Paul Singer, Lula sanciona Lei da Economia Solidária
- Provas de concurso administrativo da PCDF serão em janeiro. Veja datas
- PCDF divulga regras para compra e registro de armas por servidores