A ministra do Supremo Tribunal Federal, Carmén Lúcia, fez uma defesa da democracia como direito fundamental de cada pessoa durante o evento Brazil Summit Europe, neste sábado (23) na cidade de Berlim.
“A democracia não fica pronta nunca. Ela é como a vida, a gente apronta todo dia”, disse a ministra no seminário enquanto participava de forma online. “Como a democracia resiste: fortalecendo as instituições brasileiras”, o evento é organizado por alunos brasileiros da Hertie school. Na apresentação, ela disse que a resistência democrática é um dever ético constitucional.
A ex-presidenta Dilma Rousseff, que também participou do evento, falou sobre a conjuntura brasileira. Ela afirmou que o presidente Bolsonaro (PL) é resultado de um “ovo da serpente chocado durante o impeachment” de 2016.
Fala acontece em meio a uma nova crise institucional
A declaração da ministra Carmén Lúcia acontece em meio a uma nova crise institucional entre o presidente Bolsonaro e o Supremo Tribunal Federal. O chefe do Executivo concedeu indulto presidencial ao deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) um dia após a Corte ter condenado o parlamentar a 8 anos e 9 meses de prisão.
Segundo a ministra, o desafio hoje é educar os cidadãos democraticamente para tomaram consciência das suas vidas livres e dignas. “Não temos uma história muito bonita de democracia no Estado brasileiro, mas sei o quanto é difícil a gente lutar para buscar espaços democráticos”, disse.
Por favor inscreva-se em meu canal youtube e compartilhe o vídeo, o Twitter e o blog e, deixe um comentário.
https://www.ceilandiaemalerta.com.br/
https: https://jornaltaguacei.com.br/
Facebook:https://www.facebook.com/jtaguacei/
Facebook: https://www.facebook.com/jeova.rodriguesneves
Twiter: https://twitter.com/JTaguacei
Instagram:https://instagram.com/ceilandiaemalerta?utm_medium=copy_link
vídeos.https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber