O município de Alvorada do Norte/GO foi palco do Encontro Regional, ocorrido no dia 21 de abril, coordenado pelo Partido dos Trabalhadores (PT), que tem como lema “O Brasil e Goiás que o povo quer!”. Os encontros têm acontecido em todo o Brasil, porém em Goiás, seu desenvolvimento está sendo feito pelas lideranças petistas, como é o caso do deputado federa, Rubens Otoni (PT/GO), e pela presidente do PT no Estado, Kátia Maria. Esta, neste último encontro, foi escolhida, por unanimidade, para ser a candidata do PT para concorrer ao cargo de governadora do Estado de Goiás, nas eleições deste ano.
O evento contou com a participação do presidente do PT de Alvorada do Norte, Dumar Prado; da ex-prefeita de Valparaíso de Goiás, Lucimar Nascimento – que é pré-candidata a deputada estadual pelo PT; do ex-deputado estadual e presidente da CUT-GO, Mauro Rubem, que também é pré-candidato a deputado estadual; além de Fábio Fazzion e Antônio Macário, que representam, respectivamente, os deputados, Adriana Accorsi e Luis César Bueno. Também estiveram presentes, Roseli, representando o (SINTEGO), além de representantes das cidades goianas de Mambaí, Simolândia, Buritinópolis, São Domingos, Formosa e Posse.
O Jornal TaguaCei e o portal Ceilândia em Alerta esteve presente no evento e conversou com alguns participantes. Entre os entrevistados está a ex-prefeita de Valparaíso de Goiás, Lucimar Nascimento. Para ela, o momento pelo qual o país passa exige muita participação popular, principalmente, por parte da oposição, já que eles terão que decidir se vão “eleger Lula livre ou preso”.
A ideia central do debate ocorrido em Alvorada do Norte girou em torno de dois temas. O primeiro, a prisão política do ex-presidente Lula e o segundo, sobre a retomada da democracia, por meio das eleições de 2018.
Já Antônio Macário, representante parlamentar, disse que tanto a prisão de Lula quanto a retomada da democracia por meio das eleições de 2018 é a “grande aposta” do PT em Goiás.
“O Lula está preso em nossos corações. A direita [os partidos políticos dessa linha ideológica] podem escolher se querem eleger Lula preso ou solto”, também defendeu esse ponto de vista, o presidente do PT de Alvorado do Norte, Dumar Prado.
Para o presidente da CUT-GO, Mauro Rubem, a prisão do ex-presidente atinge diretamente toda população brasileira de baixa renda. Segundo Rubem, Lula representa a cidadania do povo brasileiro, e sua prisão, por consequência, seria uma prisão da cidadania do brasileiro.
“Estamos numa grande frente pelo Lula Livre. E agora estamos apoiando a candidatura de nossa presidente Kátia Maria [presidente do PT de Goiás] ao governo do Estado de Goiás para que ela possa nos representar”, disse Roseli do SINTEGO.
Arapiraca, que representou o deputado federal Rubens Otoni, ao discursar durante o encontro falou sobre a necessidade de debater assuntos junto às lideranças regionais a fim de estabelecer “caminhos para o período eleitoral” e manter a “unidade” do partido.
“Estamos mobilizando a militância com muito entusiasmo recebendo nossos pré-candidatos. Lula preso não significa desmotivação, pelo contrário, estamos mais fortes e encorajados para seguirmos em frente”, afirmou a presidenta do PT/GO e pré-candidata ao governo do Estado de Goiás, Kátia Maria.