Um dos órgãos já envolvidos na negociação é o Serviço de Segurança Diplomática, subordinado ao Departamento de Estado dos EUA

Um dos órgãos americanos já envolvidos na negociação seria o Serviço de Segurança Diplomática, subordinado ao Departamento de Estado dos EUA
A Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro está negociando um acordo com o governo dos Estados Unidos para que o Comando Vermelho (CV) seja reconhecido como uma organização criminosa internacional. A informação foi publicada pelo jornal Extra, que teve acesso a documentos exclusivos sobre o tema.Play Video
De acordo com a publicação, um dos órgãos americanos já envolvidos na negociação é o Serviço de Segurança Diplomática (DSS, na sigla em inglês), subordinado ao Departamento de Estado dos EUA e responsável pelo combate a crimes internacionais.
O reconhecimento do CV como Organização Criminosa Transnacional (TCO, na sigla em inglês) permitiria uma atuação mais ampla de agências do governo dos EUA, como a Drug Enforcement Administration (DEA) e a Agência de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos (ATF), para combater as atividades da facção. O jornal aponta que a parceria entre os governos do Rio e dos EUA vem sendo costurada desde junho de 2024.
A justificativa para o acordo está baseada em indícios de que o CV estaria recrutando comparsas dentro dos Estados Unidos e que a facção teria se aliado a cartéis da América do Sul para levar drogas ao país norte-americano.
Principais medidas do acordo – Caso o Comando Vermelho seja classificado como organização criminosa transnacional, os membros da facção poderão ser incluídos em alertas nos sistemas americanos de imigração, dificultando sua entrada nos EUA.
Ainda segundo o Extra, a minuta de um memorando de entendimento entre o Departamento de Estado americano e a Secretaria de Segurança Pública do Rio já foi elaborada em agosto de 2024. O documento prevê ações conjuntas para combater crimes como corrupção, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, além de atuar contra o uso de documentos falsificados e capturar foragidos internacionais.
O acordo, caso assinado, terá validade de quatro anos e será revisado anualmente. Até o momento, o Consulado dos Estados Unidos no Rio não se pronunciou sobre as negociações.
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Saiba as novidades para segunda edição do concurso público unificado
Termo para escolha da banca examinadora deve ser lançado este mês O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou que a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) usará o código de barras no cartão-resposta para identificar automaticamente o candidato, no lugar do preenchimento de bolinhas com caneta preta,…
Entregadores mantêm paralisação por melhores condições de trabalho
Entre as reivindicações estão uma taxa mínima de R$ 10 por corrida Entregadores que trabalham em plataformas digitais continuam mobilizados nesta terça-feira (1°) em diferentes cidades brasileiras contra a precarização e por melhores condições de trabalho. No Rio de Janeiro, participantes de uma manifestação na zona norte da cidade foram presos e autuados. Em São Paulo,…
DF restringe horário de distribuidoras de bebidas como estratégia para redução da criminalidade
Nova regulamentação visa reduzir crimes e desordens nas regiões administrativas, promovendo maior sensação de segurança Como estratégia para reduzir os índices criminais, minimizar desordens físicas e sociais e garantir maior sensação de segurança à população, o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) e da Secretaria de Governo (Segov),…