youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Em entrevista ao jornal TaguaCei, o ex-deputado federal pelo PT do DF, Geraldo Magela, disse que será candidato às eleições da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) este ano. Segundo Magela, a iniciativa partiu após sua compreensão de que os problemas do DF podem ser melhores discutidos na Casa de lei local. “Eu quero voltar a discutir os problemas das nossas cidades junto com os moradores”, afirmou Magela. “É aqui (na CLDF) que os problemas podem ser resolvidos.”

Nos bastidores, a eleição já começou. Os partidos já articulam seus possíveis candidatos e o novo projeto político que administrará o DF a partir do ano passado já está em gestação. No caso do Partido dos Trabalhadores, partido a qual Magela é filiado, os debates internos já começaram. De acordo com o ex-deputado, no cenário nacional, a aposta do PT será Lula, já para govenador do DF, Magela defende a candidatura da professora Rosilene Corrêa.

“Nós vamos ter candidato. Eu particularmente defendo o nome de  Rosilene Correa, mas temos também o Afonso Magalhães, e o Wasny de Roure para o Senado”, pontua Magela.

Sobre a possibilidade de Lula não ser candidato, o ex-deputado federal descarta tal possibilidade. Para ele, Lula disputará as eleições pelo fato de que “o povo não aceita eleições” sem a participação do ex-presidente.

“O PT vai apresentar uma chapa completa, para ganhar a presidência da República, para ganhar o GDF, e ter uma boa representatividade na CLDF”, afirma o ex-parlamentar.

Ao término de sua entrevista, Geraldo Magela reafirma o compromisso de se candidatar a deputado distrital para defender os interesses das cidades do DF junto ao Legislativo.

“Ajudem-me, pois quero ser distrital para trabalhar por Brasília e por todo o Distrito Federal”, solicita Magela.

Biografia

Geraldo Magela já possui história na vida pública do DF. Bancário desde 1976, foi um dos fundadores da Central Única dos Trabalhadores (CUT), em 1983. Em 1990, foi eleito deputado distrital e participou da elaboração da Lei Orgânica do DF; em 1994, além de ser reeleito, ajudou a eleger o então petista Cristóvam Buarque para o governo do Distrito Federal; já em 1995, Magela assumiu a presidência da Câmara Legislativa do DF, onde apoiou a aprovação do Código de Ética e Decoro Parlamentar – em seguida ele ocupou, de forma interina, o cargo de governador do DF; em 1997, foi nomeado secretário de Habitação do DF, e pode criar o Programa de Cooperativas Habitacionais; depois, em 1998, foi outra vez eleito deputado federal; em 2002, disputou o cargo de governador do DF, mas perdeu, obtendo 49,5% dos votos, no segundo turno; Magela ainda voltou à Câmara de Deputados nos anos de 2006 e 2010; e, por fim, em 2011, ele ocupou o cargo de secretário da Secretaria de Estado de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano do Distrito Federal (Sedhab), com a proposta de implantar uma nova política habitacional na capital do País.

Veja o vídeo da entrevista abaixo.