Tendência é de maior procura pela moeda brasileira
247 – O dólar deve continuar caindo ao longo de fevereiro, impulsionado por um conjunto de fatores internacionais e domésticos. Nesta quinta-feira (23), o dólar à vista fechou em queda de 0,35%, cotado a R$ 5,9255, o menor patamar desde novembro de 2024. A moeda norte-americana acumula uma desvalorização de 4,10% em janeiro, acompanhando o alívio nos prêmios de risco e os movimentos globais de política monetária.
Entre os motivos para a tendência de queda, destacam-se três fatores principais. O primeiro é a provável redução da taxa de juros pelo Federal Reserve (Fed) dos Estados Unidos na próxima semana. A decisão, pressionada pelo governo de Donald Trump, deve estimular investidores a buscar ativos em mercados com taxas de juros mais altas, como o Brasil. Isso aumentaria a demanda por reais, valorizando a moeda brasileira.Play Video
O segundo fator está relacionado à inflação nos EUA. A queda da taxa de juros de curto prazo pelo Fed deve elevar os juros de longo prazo, que são diretamente correlacionados à inflação. O aumento da inflação, por sua vez, reduz o valor do dólar, acelerando sua desvalorização frente a outras moedas.
Por fim, no Brasil, a expectativa de elevação da taxa básica de juros pelo Banco Central em 1% na próxima semana reforça o atrativo do real para investidores estrangeiros. Esse movimento combina-se aos dois fatores anteriores, criando um ciclo de valorização da moeda brasileira.
Além disso, o mercado financeiro foi impactado por declarações de Donald Trump no Fórum Econômico Mundial, em Davos, que amenizaram a expectativa de novas tarifas comerciais pelos Estados Unidos. Trump afirmou que empresas globais devem fabricar produtos nos EUA para evitar tarifas, mas não apresentou medidas concretas. Essa postura considerada “amena” contribuiu para suavizar as taxas de juros nos EUA e enfraquecer o dólar globalmente.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Libertação de prisioneiros palestinos inclui 120 condenados à prisão perpétua
- Guerra com Israel atrasa desenvolvimento em Gaza em 60 anos, diz ONU
- Bancada da educação pede que TCU reveja bloqueio do Pé-de-Meia
- Caso Rubens Paiva: um assassinato, enfim, admitido
- Musk, MrBeast, dono da Oracle: quem vai comprar o TikTok?