youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Sistema recém-integrado já mostra resultados positivos na Asa Norte e promete aliviar histórico de alagamentos no Distrito Federal

247 – O sistema de drenagem Drenar DF, inaugurado recentemente, já começa a demonstrar sua eficácia no enfrentamento de enchentes na Asa Norte. Segundo informações da Agência Brasília, a bacia de detenção do projeto recebeu, pela primeira vez, água pluvial após a conexão da nova infraestrutura de drenagem com a rede antiga. Na madrugada desta quinta-feira (23), o reservatório registrou um nível de até 80 centímetros de água captada.

A integração das redes foi finalizada na última quarta-feira (22), com a instalação de dois dispositivos de derivação que direcionam o fluxo da chuva para o novo sistema, eliminando o risco de sobrecarga da estrutura antiga. “Estamos bastante satisfeitos. Isso mostra que parte da rede liberada e a bacia já estão funcionando como o esperado, fazendo a captação da chuva”, afirmou Hamilton Lourenço Filho, diretor técnico da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap).Play Video

Infraestrutura robusta e inovação contra enchentes

A bacia de detenção ocupa uma área de 37 mil m², com capacidade de até 96 mil m³ de água e volume útil de 70 mil m³. Mesmo operando parcialmente, o sistema já impacta a vida de moradores e trabalhadores da região. “Foi como se nem tivesse chovido. O Drenar DF é uma obra muito importante”, destacou o bancário Esdras Magalhães, que trabalha no Setor Bancário Norte.

Com um investimento de R$ 180 milhões, o projeto promete duplicar a capacidade de escoamento das águas pluviais na Asa Norte sem modificar a rede existente. A rede de tubulação, que começa na altura da Arena BRB Mané Garrincha e termina no Lago Paranoá, cruza diversos pontos estratégicos da cidade, como as quadras 902, 702, 302, 102 e 202, além das vias W3 Norte, L2 Norte e L4 Norte.

Problema com lixo persiste

Embora a infraestrutura esteja funcionando, a presença de resíduos sólidos na bacia ainda é um desafio. Na manhã desta quinta-feira, foi possível observar lixo que chegou ao reservatório carregado pela tubulação. Hamilton Lourenço ressaltou a importância do descarte correto: “Nós pedimos para que a população tenha essa consciência de que lugar de lixo é no lixo. Não ter essa consciência tem um custo ambiental muito grande.”

O projeto conta com um sistema de triagem que separa os resíduos da água da chuva por meio de decantação. A água tratada segue para o Lago Paranoá, enquanto a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) realiza a manutenção e o recolhimento do material acumulado.

Impacto na vida dos moradores

Além de Esdras Magalhães, outros moradores e trabalhadores relataram alívio com o início do funcionamento do sistema. Nilton Henrique Cazzaniga, também bancário, enfatizou: “Hoje eu vim trabalhar com a certeza de que chegaria com tranquilidade. O Drenar DF vai ser uma garantia de que tudo ficará como está hoje, mesmo após fortes chuvas.”

O Drenar DF representa um avanço significativo na gestão de águas pluviais na capital, aliviando o impacto das chuvas e promovendo melhorias no cotidiano da população.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Os comentários estão desativados.