youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Braga Netto estava mais preocupado em refutar o “golpe dentro do golpe” do que o golpe em si, diz Helena Chagas

Jornalista critica defesa do general, que priorizou negar disputas internas em plano golpista

Helena Chagas
Helena Chagas (Foto: Felipe L. Gonçalves/Brasil247)

 “Por que será que o ex-ministro parece temer mais a ira de Bolsonaro e seus próximos do que o julgamento do STF?”, escreveu a jornalista Helena Chagas em sua conta no X (antigo Twitter), destacando o que considerou um ponto central do comunicado da defesa do general Walter Braga Netto. Para ela, o ex-ministro mostrou mais preocupação em desmentir a tese de um “golpe dentro do golpe” do que em refutar as graves acusações de participação em planos golpistas.

A declaração de Helena veio após a Polícia Federal (PF) revelar informações que colocam Braga Netto no centro de reuniões conspiratórias realizadas em 2022. Segundo o inquérito, as reuniões planejavam o assassinato de lideranças como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro do STF Alexandre de Moraes, além da implementação de um golpe de Estado.

Em nota divulgada no sábado (23), Braga Netto negou todas as acusações, chamando-as de “fantasiosas” e “absurdas”. Ele também publicou uma defesa técnica de seus advogados, que não apenas rejeitou a tese de um “golpe dentro do golpe”, mas também enfatizou a trajetória do general como um dos mais leais a Jair Bolsonaro durante o governo.

Plano golpista e disputas internas

De acordo com a PF, Braga Netto teria sido o anfitrião de uma reunião em sua casa, em novembro de 2022, na qual foram apresentados detalhes de operações intituladas “Copa 2022” e “Punhal Verde e Amarelo”. Essas operações, segundo mensagens encontradas no celular do tenente-coronel Mauro Cid, incluíam o monitoramento e possível assassinato de Alexandre de Moraes, além da eliminação de Lula e Alckmin. A investigação também aponta que Braga Netto assumiria a liderança de um “Gabinete Institucional de Gestão da Crise” caso o golpe fosse implementado.

A defesa, no entanto, concentrou-se em descartar a possibilidade de qualquer divisão no comando de uma eventual ruptura democrática, classificando a ideia de um “golpe dentro do golpe” como “absurda” e “fantasiosa”. Helena Chagas, ao comentar o comunicado, sugeriu que essa postura pode refletir tensões e disputas internas no grupo investigado, abrindo espaço para novos desdobramentos. “Tudo indica que ainda virão à tona muitos bastidores dessa história. Mais do que isso, podemos aguardar tiroteio dentro da organização criminosa”, afirmou.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Assine a petição pelo arquivamento do PL 2.858/2022 para anistia aos golpistas

    Assine a petição pelo arquivamento do PL 2.858/2022 para anistia aos golpistas

    🇧🇷 O Brasil unido contra a anistia aos golpistas! ❌ 🚨Tentaram dar o golpe e acabar com a democracia! 🚨 ⚠️ Queriam matar o Lula, o Alckimin e Alexandre de Moraes! ⚠️ SemAnistia ✍️ Assine aqui a petição pelo arquivamento do projeto de anistia aos criminosos. ⬇️ https://bit.ly/ArquivaPLdaAnistia-Peticao Assine a petição pelo arquivamento do PL…


  • MP-TCU pede suspensão dos salários de Bolsonaro e outros militares

    MP-TCU pede suspensão dos salários de Bolsonaro e outros militares

    No texto, o subprocurador destaca que os salários dos militares totalizam anualmente R$ 8,8 milhões x Na representação, assinada na sexta-feira (22/11) e apresentada ao TCU, são citados outros 24 militares ativos e da reserva do Exército que foram indiciados pela Polícia Federal (PF) – (crédito: Alan Santos/PR) O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de…


  • HOME > Mídia

    HOME > Mídia

    Braga Netto estava mais preocupado em refutar o “golpe dentro do golpe” do que o golpe em si, diz Helena Chagas Jornalista critica defesa do general, que priorizou negar disputas internas em plano golpista  “Por que será que o ex-ministro parece temer mais a ira de Bolsonaro e seus próximos do que o julgamento do…


Os comentários estão desativados.