youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Braga Netto estava mais preocupado em refutar o “golpe dentro do golpe” do que o golpe em si, diz Helena Chagas

Jornalista critica defesa do general, que priorizou negar disputas internas em plano golpista

Helena Chagas
Helena Chagas (Foto: Felipe L. Gonçalves/Brasil247)

 “Por que será que o ex-ministro parece temer mais a ira de Bolsonaro e seus próximos do que o julgamento do STF?”, escreveu a jornalista Helena Chagas em sua conta no X (antigo Twitter), destacando o que considerou um ponto central do comunicado da defesa do general Walter Braga Netto. Para ela, o ex-ministro mostrou mais preocupação em desmentir a tese de um “golpe dentro do golpe” do que em refutar as graves acusações de participação em planos golpistas.

A declaração de Helena veio após a Polícia Federal (PF) revelar informações que colocam Braga Netto no centro de reuniões conspiratórias realizadas em 2022. Segundo o inquérito, as reuniões planejavam o assassinato de lideranças como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro do STF Alexandre de Moraes, além da implementação de um golpe de Estado.

Em nota divulgada no sábado (23), Braga Netto negou todas as acusações, chamando-as de “fantasiosas” e “absurdas”. Ele também publicou uma defesa técnica de seus advogados, que não apenas rejeitou a tese de um “golpe dentro do golpe”, mas também enfatizou a trajetória do general como um dos mais leais a Jair Bolsonaro durante o governo.

Plano golpista e disputas internas

De acordo com a PF, Braga Netto teria sido o anfitrião de uma reunião em sua casa, em novembro de 2022, na qual foram apresentados detalhes de operações intituladas “Copa 2022” e “Punhal Verde e Amarelo”. Essas operações, segundo mensagens encontradas no celular do tenente-coronel Mauro Cid, incluíam o monitoramento e possível assassinato de Alexandre de Moraes, além da eliminação de Lula e Alckmin. A investigação também aponta que Braga Netto assumiria a liderança de um “Gabinete Institucional de Gestão da Crise” caso o golpe fosse implementado.

A defesa, no entanto, concentrou-se em descartar a possibilidade de qualquer divisão no comando de uma eventual ruptura democrática, classificando a ideia de um “golpe dentro do golpe” como “absurda” e “fantasiosa”. Helena Chagas, ao comentar o comunicado, sugeriu que essa postura pode refletir tensões e disputas internas no grupo investigado, abrindo espaço para novos desdobramentos. “Tudo indica que ainda virão à tona muitos bastidores dessa história. Mais do que isso, podemos aguardar tiroteio dentro da organização criminosa”, afirmou.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

    Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

     Página Inicial Ações e Programas  Bolsa Família Bolsa Família O Bolsa Família é o maior programa de transferência de renda do Brasil, reconhecido internacionalmente por já ter tirado milhões de famílias da fome. O Governo Federal relançou o programa com mais proteção às famílias, com um modelo de benefício que considera o tamanho e as características familiares,…


  • Pobreza e extrema pobreza atingem menores níveis da história em 2023

    Pobreza e extrema pobreza atingem menores níveis da história em 2023

    Síntese de Indicadores Sociais (SIS), divulgado nesta quarta-feira (4.12) pelo IBGE, mostra que programas sociais e geração de empregos formais são responsáveis pela melhoria de vida da população Foto: Lyon Santos/ MDS Em 2023, a pobreza no Brasil caiu ao menor nível desde 2012. Os dados são da Síntese de Indicadores Sociais (SIS), divulgados nesta…


  • Lula recebe ligação de Macron, e ambos defendem regulação das redes

    Lula recebe ligação de Macron, e ambos defendem regulação das redes

    Presidentes demonstraram preocupação com mudanças recentes anunciadas pela Meta, dona do Instagram e do Facebook, e defenderam que Brasil e Europa atuem em conjunto contra fake news O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta sexta-feira (10/1) um telefonema do presidente da França, Emmanuel Macron. Na ligação, ambos criticaram as mudanças anunciadas pela…


Os comentários estão desativados.