Presidente da Câmara quer a Caixa Econômica Federal como moeda de troca para garantir votações de interesse do governo
Lula e Lira (Foto: REUTERS/Adriano Machado)
247 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), retornou ao cenário político após um mês de recuperação de cirurgias, enquanto o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, do Partido Progressista (PP-AL), voltou ao Brasil após uma viagem de duas semanas à Ásia. Com essas reaparições, o Poder Executivo e o Legislativo estão agora concentrados em retomar as negociações de votações que são cruciais para o governo, segundo reportagem de Gabriel Sabóia, no Globo.
Nesse contexto, um projeto de lei que visa alterar a tributação de fundos exclusivos destinados a indivíduos extremamente ricos no Brasil e fundos no exterior se destaca. Essa medida é prioritária para o Ministério da Fazenda, que busca reduzir o déficit nas contas públicas e identificar novas fontes de arrecadação. No entanto, o projeto, que recebeu urgência constitucional do Executivo, tem bloqueado a agenda da Câmara dos Deputados desde meados de setembro, especialmente durante a ausência de Lira em sua viagem oficial.
A volta de Lula ao cenário político, após se recuperar de cirurgias realizadas no final de setembro, é vista como uma oportunidade para destravar essas pautas prioritárias, principalmente em um momento de crescente pressão para definições de cargos no Centrão. No entanto, o governo enfrenta insatisfação de parlamentares que reclamam da demora na nomeação de cargos-chave, como a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e a Caixa Econômica Federal, e, em resposta, defendem o adiamento de votações relevantes como forma de pressionar o Executivo.
Apesar das tensões e da pressão por cargos, a expectativa é de que o projeto de lei referente aos fundos exclusivos e offshore não seja obstruído. Agora, com Lira de volta, as negociações estão prontas para retomar seu curso, e esse projeto crucial segue em pauta, enquanto o governo busca equilibrar suas prioridades políticas em meio a um cenário dinâmico.
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.