DF completa, nesta segunda-feira (23/9), 153 dias sem chuvas. Com chegada da primavera, expectativa é de chuva nos primeiros dias de outubro
A primavera teve início às 9h44 desse domingo (22/9) e se estende até o dia 21 de dezembro, quando chega o verão. Tradicionalmente, a nova estação chega trazendo chuva e aumento da temperatura no Distrito Federal, com a quebra de recordes.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesse primeiro dia da estação os termômetros chegaram a registrar de 35ºC. Até o momento, o órgão não identificou qualquer sinal de chuva para os próximos dias. A expectativa é que as primeiras precipitações cheguem em terras brasilienses entre os últimos dias de setembro, com pancadas isoladas, e os primeiros de outubro.
Nesta segunda-feira (23/9), a capital da República completa 153 dias sem chuva. Assim, o ano de 2024 se aproxima do recorde de estiagem — registrado em 1963, quando Brasília ficou 163 dias sem chuvas.
De acordo com o meteorologista Heráclio Alves, as chuvas mais consistentes são esperadas somente para a segunda quinzena de outubro. “O início da primavera marca a transição da época mais seca, do inverno, para a mais chuvosa, no verão. Ao longo dos dias vamos percebendo uma regularidade maior das chuvas com temperaturas mais amenas”, explicou o especialista.
Alerta de baixa umidade
Nesta segunda, o DF está sob alerta amarelo que aponta para um risco mais baixo de incêndios florestais e à saúde, com umidade relativa do ar entre 20% e 30%.
La Niña
O fenômeno La Niña consiste no resfriamento natural das águas do oceano Pacífico e tem 71% de chance de ocorrer entre setembro e novembro de 2024 e deve retornar entre janeiro e março de 2025, segundo o Centro de Previsão Climática NCEP/NWS.
Como consequência do La Niña na primavera, tradicionalmente é prevista uma redução das chuvas na região Sul do país e um aumento das águas nas regiões Norte e Nordeste.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Lambe-botas, Marçal posta VÍDEO ao lado de Trump: “Salve o Brasil, por favor”
- Janja compartilha vídeo de Erika Hilton em defesa do governo Lula sobre Pix
- Com 2026 na mira, Lula tenta correção de rumo do governo
- TikTok tira do ar vídeo de Haddad manipulado por IA após notificação da AGU
- Posse de Trump e ação do Banco Central seguram o dólar; entenda