Lançada nesta segunda-feira (23), nova etapa vai beneficiar micro, pequenas e médias empresas: “Nós temos que ter uma indústria mais inovadora”, defendeu o presidente em exercício, Geraldo Alckmin

Novos editais foram lançados para financiar projetos de transformação digital e de modernização da indústria, nos moldes das chamadas “fábricas inteligentes”
A terceira etapa do Brasil Mais Produtivo foi inaugurada, nesta segunda-feira (23), em evento organizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na capital paulista. O programa do governo federal tem por objetivo alavancar a competitividade das micro, pequenas e médias empresas do país. A partir de agora, as companhias participantes terão o apoio do Estado para promover a digitalização de suas atividades.
Presente à cerimônia da Fiesp, o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, falou a empresários e industriais. Ele exaltou o comprometimento da administração Lula com as contas públicas ao mencionar o “arcabouço fiscal”. Sobre indústria nacional, Alckmin defendeu que ela seja exportadora, tecnológica, sustentável e competitiva.
“Nós temos que ter uma indústria mais inovadora, mais competitiva, mais exportadora […] Você tem empresas que não sobrevivem se não exportar. O mercado interno é insuficiente para determinado tipo de atividade industrial. Não sobrevive, não tem escala. É preciso ter uma cultura exportadora”, pontuou Alckmin, antes de elogiar a reforma tributária elaborada pelo governo e aprovada pelo Congresso.
Fábricas inteligentes
Novos editais foram lançados, nesta segunda, para financiar projetos de transformação digital e de modernização da indústria, aos moldes das chamadas “fábricas inteligentes”. Cerca de 8,4 mil companhias serão beneficiadas pela terceira etapa do Brasil Mais Produtivo. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) liberaram linhas de crédito destinadas a 1,2 mil médias empresas.
O Brasil Mais Produtivo é fruto de parceria entre BNDES, Finep, Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
O programa integra o plano Nova Indústria Brasil (NIB), que vai digitalizar 200 mil empresas até 2027, por meio de investimentos na ordem de R$ 2 bilhões. No Instagram, o presidente da ABDI, Ricardo Cappelli (PSB-RJ), enalteceu as políticas do governo Lula em prol da indústria nacional. “O programa já atendeu mais de 30 mil empresas no Brasil”, contabilizou.
“Nesse evento, a ABDI […] assina também com o Sebrae um acordo para atender mais 500 empresas, auxiliando-as na questão do comércio eletrônico: colocar seus produtos em plataformas digitais para vender mais, desenvolver mais e gerar mais empregos”, comemorou Cappelli.
Com informações do PT Org
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Governo Lula reajusta salários de militares; veja a tabela
Medida provisória foi assinada pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin. Reajuste de 9% será concedido em duas parcelas Publicada nesta sexta-feira (28/3), a Medida Provisória nº 1.293, que altera a Lei nº 13.954, dispõe sobre o aumento do soldo dos militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. O reajuste salarial negociado é de 9%,…
Bolsonaro pedirá fim do inquérito do golpe após novo parecer da PGR
Defesa de Jair Bolsonaro acredita que um novo parecer da PGR tem impacto em investigações que miram o ex-presidente no STF A defesa de Jair Bolsonaro pedirá ao STF a anulação do inquérito e da ação penal sobre golpe de Estado após a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestar, nesta quinta-feira (27/3), pelo arquivamento de uma outra investigação que mirava o…
Governo projeta nova cidade para 117 mil habitantes no DF; veja onde
Centro Urbano Tororó, que fará parte do Jardim Botânico, será maior do que 5,3 mil municípios brasileiros. Confira detalhes do futuro bairro O Governo do Distrito Federal (GDF) projeta novo setor habitacional para a população da capital do país. O Centro Urbano Tororó, que fará parte da região administrativa do Jardim Botânico, deverá abrigar até 117…