youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Os presidentes Gustavo Petro e Lula, que tentam conjuntamente mediar a crise venezuelana. Reprodução

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva decidiu envolver a Colômbia e adotar novamente uma abordagem diplomática conjunta após a Corte Suprema da Venezuela confirmar a reeleição de Nicolás Maduro.

O presidente Lula, que passou o dia em compromissos públicos e privados, ainda não comentou sobre a decisão. É esperado que um comunicado oficial do Brasil e da Colômbia seja divulgado nesta sexta-feira, 23, após consultas com o presidente Gustavo Petro.

Nesta quinta-feira, 22, o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) da Venezuela ratificou a vitória de Maduro nas eleições de 28 de julho, decisão que não surpreendeu o governo brasileiro. No entanto, a corte não divulgou os documentos que sustentam seu julgamento.

Maduro já havia sido declarado reeleito pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), também sob controle chavista, sem documentos públicos de apoio. Ele teria obtido 52% dos votos, contra 43% do opositor Edmundo González, que a oposição afirma ter vencido com uma margem ampla de 67% a 30%.

Na semana passada, o governo brasileiro anunciou que só reconhecerá um presidente eleito na Venezuela quando os dados forem divulgados e verificados de maneira transparente. O regime de Maduro protestou, alegando que um ataque hacker teria impedido a divulgação completa das atas eleitorais pelo CNE, e solicitou a certificação de sua vitória.

Com informações do Diário do Centro do Mundo

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Resiliente, PT sai maior de 2024 e debate desafios rumo a 2026

    Resiliente, PT sai maior de 2024 e debate desafios rumo a 2026

    O ano de 2024 se encerra para o Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras como bastante marcante na trajetória histórica daquela que é considerada um dos maiores partidos de esquerda do mundo. Em 2024, o PT comemorou o seu 44º aniversário de fundação com uma sessão solene e um jantar comemorativo realizado com grande sucesso e que…


  • 2 anos de reconstrução: Novo PAC impulsionou o desenvolvimento, gerando novos empregos

    2 anos de reconstrução: Novo PAC impulsionou o desenvolvimento, gerando novos empregos

    Nos últimos dois anos, um dos pilares centrais do projeto de proteção nacional campado pelo governo Lula, o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), avançou em passos largos na redução das desigualdades regionais e na promoção do desenvolvimento sustentável do país. Com um investimento previsto de R$ 1,8 trilhão em todos os estados…


  • 2 anos de reconstrução: Lula consolida leis e ações para mulheres e crianças

    2 anos de reconstrução: Lula consolida leis e ações para mulheres e crianças

    “Tivemos conquistas extremamente importantes para as mulheres desde 2023. Quando se dá prioridade para garantir a autonomia econômica das mulheres, você beneficia todas as famílias”, diz Cida Gonçalves Presidente Lula segue preocupado e atento às demandas e necessidades das brasileiras Sob a gestão do presidente Lula, as brasileiras têm conquistado mais direitos e oportunidades. Seja…


Os comentários estão desativados.