youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Novo Gama, cidade goiana, que fica praticamente dentro do Distrito Federal, a pouco mais de 40 km, é um município que cresceu na chamada região do Entorno do DF. Hoje, a cidade possível cerca de 115 mil habitantes, tem uma economia própria e já encontra entre as maiores da região metropolitana do DF. Neste ano, os 50 mil eleitores do município escolherão o seu novo prefeito, e o Professor Francisco estará entre eles.

Em live ocorrida pelas redes sociais do jornal TaguaCei e o portal Ceilândia em Alerta, neste sábado (22), Francisco falou sobre a escolha de seu nome para ser pré-candidato a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores (PT) em Novo Gama.

Nascido no Estado de Ceará, Professor Francisco em Goiás pela cidade de Luziânia, para onde seus pais se mudaram em 1970. Depois, em 1988, Francisco mudou-se para Novo Gama, onde começou a trabalhar como professor. Está na sala de aula há 32 anos. Neste período, a partir de 2011, foi eleito presidente do Sindicato dos Professores de Novo Gama.

“Acredito que fui escolhido pelo nosso trabalho frente ao sindicato. Lá conseguidos alguns benefícios para os professores e o município, como a jornada ampliada, em que o professor tem 5h de sala de aula e mais 3h de coordenação. Lutamos também contra a precarização das escolas, ou seja, fizemos um trabalho muito bem desenhado nos últimos anos”, pontua Francisco.

Francisco tem formação superior em pedagogia, educação física e biologia.

Plano de governo

O pré-candidato pelo PT tem um plano de governo que entrará nos textos programáticos de sua campanha. Conforme explica Professor Francisco, esse plano está constituído sobre cinco eixos: educação; saúde; segurança pública; infraestrutura; e geração de emprego e renda.

No âmbito da educação, explica Francisco, haverá a revitalização de todas escolas municipais, além disso, sua gestão retomará a obras de construção de oito creches, e iniciará o processo de construção e reforma de quadras cobertas.

No transporte público, Francisco diz que sua campanha foi focar na melhoria do transporte coletivo e de outros tipos de transportes que sejam mais sustentáveis, como uso de bicicletas, e outros. “Queremos criar um empresa pública de transporte, que seja municipal. A intenção é fazer ligação entre os municípios goianos da região do Entorno junto ao DF”, anuncia o pré-candidato.

Para o segmento da saúde, que em razão da pandemia de covid-19, deve ser uma das áreas mais debatidas entres os candidatos durante a eleição, Professor Francisco disse em realizar concursos públicos para aumentar o corpo técnico, “gente especializada”, nas unidades de atendimento de saúde pública. Falou também em criar um Núcleo da Saúde Familiar, para cuidar da população no ambiente em que ela vive.  Nesse caso, estariam incluídos a inserção de programas, como o Saúde na Hora, o Médicos pelo Brasil, o Conecte SUS, o Previne Brasil, entre outros.

O pré-candidato ainda disse que a geração de emprego e renda, que vinha caindo em todo o país e piorou em razão da pandemia, deve ser combatido com apoio do governo municipal. “Emprego e renda tem que ser gerado pela Prefeitura”, ressalta Francisco.

A disputa

De acordo com o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o dia 16 de setembro, é o último dia para a realização de convenções destinadas a deliberar sobre coligações e a escolher candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador. No caso do PT, em Novo Gama, segundo explicou o Professor Francisco, a chapa já está formada, com 23 pré-candidatos, sendo 8 mulheres e 15 homens.

A proposta da gestão do petista é fazer uma nova administração, que possa valorizar, em primeiro plano, a qualidade de vida das pessoas. Segundo Francisco, a infraestrutura da cidade atualmente “é de péssima qualidade”. De forma crítica, ela observa que isso até começou a ser mudado nos últimos meses, pois se aproxima do período eleitoral. “O que nos estranha e a prefeitura começar a fazer obras, realizar serviços agora na reta final”, observa. Professor Francisco garante que sua gestão não será assim. “Vamos tratar a cidade como bem público.”

Quando Francisco fala em tratar a cidade como “bem público”, ele quer dizer que ao invés de fazer para um grupo, uma tendência política e social, sua campanha eleitoral será de anunciar um governo que faça para todos, sem distinção. “Vamos governar como o PT governa, ou seja, voltado para o povo”, afirma.

Mas para isso, ele lembra que será preciso “coragem”. “Nós temos a chance de mudar, de fazer a verdadeira emancipação de Novo Gama, mas para isso precisamos ter coragem para mudar”, conclui o Professor Francisco.

Inscreva-se no meu canal e compartilhe no youtube, e também nas minhas redes sócias no Facebook e deixa seu comentário.
Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/

Site: https://jornaltaguacei.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/

Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/

Facebook: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves

Twiter: https://twitter.com/JTaguacei

Instagram: https://www.instagram.com/p/B7dbhdLH46R/?igshid=1xg5rkqaqkuka

Não esqueça de ativar o sininho para que você seja notificado dos novos

vídeos.https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber