youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais



A questão é:
Como construir uma nova democracia, baseada na cooperaçâo, nesse momento de hegemonia, aqui no brasil… da ideologia neoliberal fundamentalista, com extremo individualismo, meritocracia e uma tecnocracia fascista dominando o judiciario ??
A partir de qual paradigma vamos promover relações cooperativas ?

SEM SUPEREGO?
Se fosse ausência de superego, o nazi seria apenas um neurótico. Infelizmente a clivagem é mais complexa e profunda. Jair é um psicótico, ele nâo recalca; ele foracluiu…. ele excluiu de seu campo simbólico os conteúdos traumáticos. Ao contrário do neurotico, Jair nâo tem um ego pressionado pelo arbitrario (superego). Ele próprio decide moralmente, de acordo com o que imagina ser correto (aqui está o ponto que funda seu autoritarismo).
Estamos sob a tutela de um misantropo nazi-fascista.

Qdo bolsonaro homenageou o ustra no congresso e nada aconteceu com ele… ali acabou a democracia. Ele deveria passar pelo conselho de etica e perder seu mandato de deputado. Mas o erro já vem daquela nefasta anistia geral e irrestrita que deixou assassinos e torturadores impunes, gestando tipos como o nazi.

RECALCAR OU NÃO: EIS A QUESTÃO
Para que não volte jamais…
Enfrentaremos o crescimento da ideologia nefasta, esse nacionalismo racista, homofóbico e anti-comunista… dessa extrema direita que vemos agora governando o Brasil, e tb presente no discurso de ódio de nacionalistas que se auto-proclamam “de esquerda”, mas que são apenas conservadores populistas disfarçados. Esse talvez seja ainda mais perigoso do que a extrema direita, pq engana desavisados… com o discurso “nacionalista”, que oculta o sentimento xenófobo, preconceituoso e reacionário.

A ALEMANHA PURGA ESSA VERGONHA ATÉ HOJE… que nos sirva de alerta, pq estamos diante de algo semelhante!
Ontem, Merkel falava sobre o atentado contra Hitler…que fracassou. Eles comemoram a tentativa e lamentam … difícil conviver com essa desgraça que foi o nazismo.
Há 75 anos.

MAIS UM NINHO DE MENTIROSOS DELIRANTES
Alguém já ouviu falar no Jornal da Cidade? Está aqui e no twitter.
Em artigo recente, uma peça de propaganda de um militar delirante, major-brigadeiro Jaime Sanchez, de cara, vemos uma mentira, sobre o primeiro presidente brasileiro que visitou a China. Nâo foi o ditador Figueiredo, em 74; e, sim, João Goulart, em 61, ainda vice de Janio Quadros.
E o delirio segue, ressaltando o plano do PT de criar a Ursal para socializar a America Latina… Veja que o termo foi criado por uma sociologa de direita qdo criticou as esquerdas, em 2001, por nâo aceitarem a ALCA (está na wikipedia, veja lá), o projeto imperialista de livre comercio que US queria nos impor. Depois o doido mor Olavo de Carvalho ampliou a maluquice para atingir o PT e tudo acabou em deboche….
FORUM DE SÃO PAULO
É uma Conferência de Partidos politicos de trabalhadores e Movimentos Populares da America Latina, criado em 1990 por Lula e Fidel Castro, para organizar o enfrentamento ao imperialismo neoliberal. Trata-se de organização pública e transparente que reune as lideranças para trocar experiências e debater soluções para o desenvolvimento humano dos nossos povos. MAS A EXTREMA DIREITA MANIPULA E PRODUZ MATERIAS (VEJA) E VIDEOS, tocando o terror e mentindo. O mais famoso é aquele video todo manipulado com um texto absurdo e falas de lideres como Chaves e Lula completamente fora de seus contextos originais. PRECISAMOS DENUNCIAR E ESCLARECER A VERDADE.

E esse militar ainda fala da coisa como se fosse verdade. E tem gente que acredita.
O PT é um partido socialista que deseja criar melhores condições de vida para todos os trabalhadores. É um partido ligado à democratização e à justiça social. Nâo está interessado em conspirações. Sua atuação sempre foi transparente. Ao contrario desses que atuam nas sombraa, com mentiras e ofensas, para enganar otarios e dominar a população brasileira.
A foto que vemos no artigo é do Embaixador Celso Amorim, reconhecido internacionalmente como um dos melhores diplomatas do mundo. A tentativa de difamação dos governos do PT é óbvia: continuar minando a legitimidade do Partido dos Trabalhadores para dividir a opiniâo pública. Para isso vale tudo…. manter o caos cognitivo para ocultar o verdadeiro significado desse governo, a desumanidade e a barbárie imperialista.

Vamos sempre denunciar as mentiras até que todos possam compreender o que estamos vivendo: um estado de exceção, onde interesses imperialistas e seus aliađos de classe retomaram os lugares de poder para destruir tudo o que havíamos construido nos últimos anos.
(Joyce Pires 21 julho 2019)

POÉTICA
Muita gente, aqui e no mundo, anda surpresa com a hegemonia da extrema direita se espalhando pelos continentes, essa suposta volta do fascismo e do nazismo, como se o autoritarismo tivesse deixado de existir, com o fim, em 1945, da segunda grande guerra Imperialista.
Surpresos apenas os que se iludem com o patriarcado e seu séquito: misantropia, militarismo, misoginia, racismo, machismo, homofobia, dogmatismo, capitalismo….
Ilusâo dos que acreditam que a barbárie possa ser superada sem uma revolução cultural feminista. A barbárie é um processo “civilizatório” patriarcal…. que ainda está em curso. Na verdade, em sua agonia final. E essa é uma transição antropológica.
A existência do fascismo sempre foi muito visível para mim. Durante a ditadura de 64/88, sofremos no corpo esse autoritarismo, e mesmo aqui em plena Mata Atlântica onde me exilei em 72, continuei sofrendo com a misoginia e o patriarcado. Mulher jovem, empreendedora, sem a figura masculina na frente… ou é puta ou sapatão. O assédio é o teste.
Sim, sempre foi difícil. O preconceito vinha dos vizinhos, era na relação de trabalho na Frialp, onde vendia minha produção de leite das cabras… todo tipo de abuso moral e até sexual. Uma pressâo constante, que eu soube superar sempre, com coragem e dignidade. E grande compaixão. Mahakaruna.
Hoje, deixo aos jovens a mensagem do realismo dialético: equanimidade e discernimento. A crítica da História é necessária mas nâo é suficiente. A mudança das relações sociais passa pela transformação pessoal. São escolhas que fazemos ao nos relacionarmos uns com os outros. Uma questão ética. A correta ação é uma estética-ética: uma PoÉtica.

EXCEÇÃO
Precisamos entender que nâo estamos num estado democratico de direito. Estamos num estado de exceçâo criado por um golpe. Ou seja, existem sujeitos-suportes das estruturas de dominaçâo agindo segundo um cronograma muito bem articulado. Sâo agentes do golpe instruidos para agir segundo regras ultra neoliberais da ideologia dominante. O golpe de estado está fazendo com que essa ideologia se torne hegemônica.
(Joyce Pires)

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.