“O Brasil condena a Rússia por invadir o espaço territorial da Ucrânia”, diz Lula à televisão portuguesa
Polarização
Em Portugal também tem uma certa polarização com um lado mais extremista de direita com os outros partidos, mas eu não tenho nenhum problema, eu não vim aqui para entrar na polêmica com o Parlamento português.
Eu vim aqui para cumprir uma agenda e as pessoas não são obrigadas a gostar do Lula, não são obrigadas a gostar do Presidente do Brasil.
Lava Jato e a negação da política
Fui vítima da mais grave mentira já contada na política brasileira, uma tentativa de me tirar da eleição [presidencial], conseguiram me tirar da eleição.
Nós não podemos negar a política. A política é a arte do exercício da democracia e é importante sermos capazes de negociar com os que pensam o contrário.
Objetivos do terceiro mandato
Meu objetivo é fazer do povo brasileiro aquele povo generoso que sempre foi, que gosta de música, que gosta de futebol, que gosta de ser alegre, que gosta de ser educado e que perdeu isso por causa de um presidente fascista que governou o país durante quatro anos.
O Brasil que tínhamos construído em três mandatos e meio do PT, um país com a maior inclusão social da história do Brasil, tudo isso foi desmontado. Então eu tinha de reconstruir isso e estou reconstruindo.
Cuidar dos pobres é investimento, aumentar o salário mínimo é investimento.
Quando assumi o cargo de Presidente em 2003 a inflação era de 12,5%, nós levámos para 4,5%, o desemprego era 12% e nós reduzimos para 4,3% gerando 22 milhões de empregos. Uma dívida interna de 67%, nós diminuímos para 37%”. Uma dívida ao FMI de 30 biliões de dólares e nós não só pagámos a dívida, como ainda emprestamos 15 biliões ao FMI e constituímos uma reserva internacional de 370 bilhões.
Siga nossas redes sociais