youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Segunda-feira (22) foi divulgado o relatório “Focus”, do Banco Central, revisando mais uma vez a projeção de crescimento do PIB para baixo. A expectativa agora é de um crescimento de 1,71% do PIB do Brasil em 2019. Antes a expectativa era de um crescimento de 1,95%, essa foi a oitava revisão seguida dessa expectativa para baixo. O relatório é resultado de uma consulta a mais de 100 instituições financeiras, e expressa uma expectativa do mercado financeiro em relação ao PIB.

Para um país atrasado esse crescimento já seria muito baixo qualquer que fosse a conjuntura. O resultado é ainda mais desastroso diante dos recentes anos de baixo crescimento ou de recessão, como foram os anos marcados pela campanha golpista da direita e, posteriormente, pelo governo da direita golpista usurpadora do poder. Durante a campanha golpista para derrubar Dilma Rousseff, a imprensa burguesa falava sobre uma suposta “década perdida”. Eis que agora a própria direita golpista aparece como realizadora de uma década perdida do ponto de vista do patamar do PIB nacional.

Governo em xeque

O governo de extrema-direita encabeçado por Jair Bolsonaro está no poder graças ao apoio dos capitalistas que deram o golpe. Para manter esse apoio, um pilar fundamental de sustentação do governo, o governo Bolsonaro teria que oferecer resultados positivos na economia para os capitalistas e especuladores do mercado financeiro.

Isso seria oferecido às custas dos milhões de trabalhadores brasileiros, que perderam seus direitos trabalhistas, que enfrentam a deterioração do poder de compra de seus salários e que podem ser obrigados a se aposentar mais tarde, com aposentadorias menores, caso o governo consiga aprovar a reforma da Previdência (que é uma demolição da Previdência).

No entanto, apesar dos inúmeros ataques que o governo já empreendeu contra os trabalhadores, até agora Bolsonaro não conseguiu oferecer nada de concreto para os capitalistas que o apoiam. Esse é mais um fator de crise política para um governo que já se encontra dilacerado por suas próprias contradições internas.

Qual será o desfecho da crise?

A crise política do governo e seu fracasso econômico levam inevitavelmente para alguma saída para a crise. Essa saída pode ser à direita ou à esquerda. Se for pela direita, significará uma intensa repressão contra a classe trabalhadora e ataques ainda mais duros às condições de vida de toda a população.

Isso a esquerda deve mobilizar os trabalhadores para intervir na situação política, apresentando uma perspectiva política para o país de saída para a crise. Por isso é fundamental agora levantar a palavra de ordem “fora Bolsonaro!”, junto com a exigência de liberdade para o ex-presidente Lula. Palavras de ordem que sintetizam neste momento uma oposição à política e ao regime da direita golpista de conjunto.

Siga nossas redes sociais Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/
Site: http://jornaltaguacei.com.br/
Página noFacebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/
Página noFacebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/
Página pessoal: https://www.facebook.com/jeova.rodriguesneves.5
Página pessoal: https://www.facebook.com/jeova.rodriguesneves
Twiter: https://twitter.com/JTaguacei
Instagram: https://www.instagram.com/jeovarodriguespt13p
https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber