O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançará nos próximos meses uma ferramenta para coibir a propagação de informações falsas, as chamadas “fake news”. A ideia é criar um grande portal de internet com as melhores empresas que já atuam na checagem de fatos. O internauta poderá conferir se uma notícia é verdadeira com mais facilidade. O presidente do TSE, ministro Luiz Fux, deu aval para a criação da ferramenta. A próxima etapa será negociar com as empresas de checagem de conteúdo o modelo de parceria. As informações são do Globo.
A Secretaria de Comunicação da Presidência da República dará apoio para o desenvolvimento do portal. O ministro Luiz Fux pediu prioridade ao órgão do governo e a expectativa é de que o site esteja pronto em dois meses.
“Notícias falsas, “fake news”, derretem candidaturas legítimas. Uma campanha limpa se faz com a divulgação de virtudes de um candidato sobre o outro, e não com a difusão de atributos negativos pessoais que atingem irresponsavelmente uma candidatura”, disse Fux. “A imprensa brasileira será a nossa parceira, nossa fonte primária em uma das nossas maiores preocupações que é o combate às ‘fake news’”, acrescentou.
CLICK POLÍTICA com informações de brasil 247