youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Medida já está em vigor em parte do país, tendo sido cumprida pelas principais operadoras. Rumble foi suspensa no país por ordem de Moraes

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou na noite deste sábado (22/2) que, após a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes de suspender a rede social Rumble em todo o país, a medida já foi implementada na maior parte do Brasil.

De acordo com a Anatel, a notificação para a suspensão foi enviada às 21 mil prestadoras de telecomunicações do país, e as principais operadoras, como Tim, Oi, Vivo e Claro, já cumpriram a determinação, conforme apurado pelo Metrópoles. O último monitoramento realizado pela agência revelou que o bloqueio já está em vigor em grande parte do território nacional.

“Na avaliação realizada pela Agência em diversos pontos do país, identificou-se que o bloqueio já foi implementado para a maioria dos acessos examinados. A Anatel continuará monitorando a implementação dos bloqueios nos próximos dias”, informou o órgão, por meio de nota.


Guerra da Rumble contra Moraes

  • Reduto de grupos conservadores, a plataforma Rumble foi fundada em 2013 pelo empresário canadense Chris Pavlovski.
  • Em 2023, a plataforma chegou a interromper as atividades no Brasil após Alexandre de Moraes determinar a remoção de alguns conteúdos e usuários da plataforma. O caso aconteceu após o ministro pedir a derrubada de perfis como o do influenciador Bruno Monteiro Aiub, conhecido como Monark, e de outros nomes da direita brasileira.
  • Na época, o influenciador, que já chegou a defender o nazismo, realizou uma transmissão em que colocou dúvidas sobre a eleição presidencial de 2022, sem que provas fossem apresentadas.
  • O Rumble voltou a operar em solo brasileiro no início deste ano.
  • Ao lado de um grupo empresarial de Trump, a rede social entrou com uma ação mirando o ministro Moraes, acusado de violar a liberdade de expressão. Eles pedem que a Justiça conceda salvaguardas para as duas empresas contra decisões do ministro do STF.

Decisão

A medida de Moraes foi assinada na noite de sexta-feira (21/2). Ela é válida até que a plataforma Rumble cumpra todas as decisões judiciais proferidas pelo STF e indique um representante legal no Brasil.

Moraes destacou que a decisão foi tomada após a plataforma ter “reiterados, conscientes e voluntários descumprimentos das ordens judiciais, além da tentativa de não se submeter ao ordenamento jurídico e Poder Judiciário brasileiros, para instituir um ambiente de total impunidade e ‘terra sem lei’ nas redes sociais brasileiras”.

Quando a rede social X (ex-Twitter) foi suspensa no país no ano passado, a Anatel notificou todas as empresas de telecomunicações, e algumas delas conseguiram implementar o bloqueio até a meia-noite do mesmo dia da decisão. A suspensão, na ocasião, perdurou por outros dias.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Os comentários estão desativados.