No primeiro dia de seu novo governo, Donald Trump já havia declarado “emergência nacional” na fronteira entre EUA e México
O novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cumpriu uma de suas promessas de campanha, e proibiu, nesta quarta-feira (22/1), a entrada de imigrantes nos Estados Unidos pela fronteira com o México. A decisão foi divulgada pela Casa Branca.
Imigrantes nos EUA
- Durante a corrida presidencial nos EUA, Donald Trump prometeu frear a imigração ilegal nos EUA.
- Um dos seus principais alvos é a fronteira entre EUA e México.
- No primeiro dia da nova administração norte-americana, Trump declarou “emergência nacional” na fronteira, e pediu o envio adicional de militares para a região.
Também por ordem de Trump, mais 1.500 soldados norte-americanos estão sendo enviado para as regiões de fronteira, onde já atuam 2.500 militares federais.
De acordo com o comunicado divulgado pelo governo norte-americano, a medida vista garantir a “proteção dos Estados contra invasões”.
Além disso, Trump está enviando militares federais para a região deu carta branca para que autoridades locais tomem as medidas necessárias para combater a imigração ilegal na região.Play Video
“Por meio do exercício de sua autoridade sob a Lei de Imigração e Nacionalidade e a Constituição dos Estados Unidos, o Presidente Trump está autorizando e instruindo o Departamento de Segurança Interna, o Departamento de Justiça e o Departamento de Estado a tomar todas as medidas necessárias para repelir, repatriar e remover imediatamente estrangeiros ilegais através da fronteira sul dos Estados Unidos”, diz um trecho da decisão.
O cerco a imigrantes ilegais é uma prioridade da nova gestão Trump. O novo presidente focou várias de suas primeiras ordens executivas no tema. Ele tirou do ar um aplicativo do governo pelo qual os candidatos a entrarem no país podiam fazer um cadastro e também acabou com o direito de cidadania por nascimento quando os pais da criança não são documentados.
Algumas das medidas estão sendo questionadas por governos estaduais.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- SP lidera lista de dez estados com mais mortes em ações policiais
- Aliança entre Trump, big techs e extrema direita ameaça democracia
- Lula assina concessão da BR-381, que atravessa Minas: “Estrada da vida”
- SNMPT convoca mulheres para se filiarem ao PT
- Jorge Messias reforça compromisso do governo Lula em garantir segurança digital