“Quando uma única empresa pode escolher o que você acessa, o tipo de informação que você recebe, isso levanta sérias questões sobre a liberdade de expressão”, afirma futuro líder do PT na Câmara, referindo-se à Meta

Para o deputado, a manipulação dos algoritmos das plataformas digitais representa uma ameaça para as democracias
O deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), em vídeo divulgado em suas redes sociais nesta quarta-feira (22/01), alertou para o risco que representa a aliança entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e as big techs para a democracia e a soberania, não apenas nos EUA, mas também no Brasil e na América Latina. Os bilionários da tecnologia Elon Musk, Mark Zuckerberg e outros tiveram participação de destaque na cerimônia de posse de Trump, no dia 20 de janeiro.
“Trump inaugura uma aliança potente entre os empresários de tecnologia do Vale do Silício, a Casa Branca e o mercado financeiro de Wall Street, todos alinhados a um projeto de extrema direita”, destacou Lindbergh, enfatizando que essa união traz “o que há de pior no mundo”.
Influência das redes sociais
O deputado chamou a atenção para a influência de Musk, que fez uma saudação nazista durante discurso em celebração à posse de Trump. “Elon Musk, o homem mais rico do mundo, um dos principais nomes do governo do Trump, fez uma saudação nazista, imitando a saudação feita pelo Hitler”, afirmou Farias.
Ele também criticou Zuckerberg, apontando que suas recentes mudanças nas políticas de checagem de fatos se aproximam de práticas que favorecem a desinformação. “Quando uma única empresa pode escolher o que você acessa, o tipo de informação que você recebe, isso levanta sérias questões sobre a liberdade de expressão”, disse.
Para Lindbergh, a manipulação dos algoritmos das plataformas digitais representa uma ameaça à democracia. “Isso é muito perigoso para a soberania nacional. Eles podem, através das plataformas, interferir no processo político nacional, fortalecendo a extrema direita”, alertou.
Regulamentação das plataformas digitais
O futuro líder da Bancada do PT na Câmara enfatizou a necessidade de uma regulação mais rígida das redes sociais, clamando por maior transparência e responsabilização das plataformas. “É hora de o Brasil defender sua soberania. Aqui, temos leis que devem ser respeitadas. Trump, Zuckerberg e Musk não vão nos colocar de joelhos”, assegurou Lindbergh Farias.
Com informações do PT Org
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Inscrições abertas para cursos gratuitos de qualificação profissional do Projeto Pró-Comunidade
Sedet-DF disponibiliza 80 vagas para capacitação em áreas de beleza e estética; inscrições entre os dias 14 e 22 de abril A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (Sedet-DF) abriu inscrições para o primeiro ciclo do Projeto Pró-Comunidade, oferecendo 80 vagas para cursos de qualificação profissional. Os interessados podem se inscrever…
Bancada Feminina da Câmara divulga cartilha sobre Orçamento Sensível a Gênero
Documento busca orientar gestores na elaboração dos Planos Plurianais (PPAs) municipais sob a perspectiva transversal no orçamento público Nesta semana, a Bancada Feminina da Câmara dos Deputados, que é coordenada pela deputada Benedita da Silva (PT-RJ), divulgou a Cartilha para Incorporação de Pautas Transversais nos PPAs Municipais – 2026-2029. Elaborado pela Rede Orçamento Mulher (https://www.redus.org.br/rede-orcamento-mulher),…
PT denuncia agressão de deputado bolsonarista e exige punição rigorosa
Representação protocolada pelo presidente do PT, Humberto Costa, pede ao Conselho de Ética para analisar conduta do deputado Eder Mauro (PL-PA). Bolsonarista atacou manifestante que criticava Bolsonaro em sessão da Câmara O Partido dos Trabalhadores (PT) apresentou uma representação por quebra de decoro parlamentar contra o deputado federal Eder Mauro (PL-PA), do PL do Pará.…