Decisão estabelece dois anos de prisão em regime aberto para o apresentador. Declarações feitas em 2021 motivaram processo que resultou em condenação
O apresentador José Siqueira Barros Júnior, conhecido como Sikêra Jr, foi condenado a dois anos de prisão em regime aberto pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) por declarações discriminatórias contra a comunidade LGBTQIA+, destaca a CNN. As falas, classificadas como discurso de ódio, foram proferidas durante a exibição de seu programa em julho de 2021, em um canal de televisão em Manaus. O caso, que gerou ampla repercussão na época, foi denunciado pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM) e julgado pela 8ª Vara Criminal da Comarca de Manaus.
A condenação baseou-se na Lei nº 7.716/1989, que pune atos de discriminação ou preconceito. Além da pena de reclusão, Sikêra Jr foi condenado ao pagamento de 200 dias-multa, correspondendo a 1/30 do salário-mínimo vigente na época do ocorrido. Durante o processo, o apresentador negou que tivesse a intenção de incitar violência ou discriminação, alegando que suas declarações foram mal interpretadas ou tiradas de contexto. O Ministério Público, no entanto, reforçou que as falas configuraram um ataque direto à comunidade LGBTQIA+, promovendo medo e intimidação.
Apesar de ter o direito de recorrer da decisão, Sikêra Jr enfrenta críticas generalizadas, enquanto o caso reforça a importância do combate à discriminação em todas as esferas sociais. Segundo o MPAM, a condenação envia um recado claro sobre a intolerância a discursos de ódio em meios de comunicação.
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Lambe-botas, Marçal posta VÍDEO ao lado de Trump: “Salve o Brasil, por favor”
O coach e influenciador Pablo Marçal (PRTB) voltou a chamar atenção nas redes sociais ao pedir ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que “salve o Brasil”. O momento foi registrado e compartilhado no Instagram nesta terça-feira (21), após a posse de Trump. Na publicação, Marçal também trocou sua foto de perfil para uma imagem…
Janja compartilha vídeo de Erika Hilton em defesa do governo Lula sobre Pix
Deputada do PSOL saiu em defesa da medida do governo Lula, afirmando que a norma tinha o objetivo de garantir maior transparência e coibir irregularidades A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, compartilhou nesta segunda-feira, 20, o vídeo da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) em defesa da fiscalização do Pix. Segundo Janja, a publicação da parlamentar, que rebateu as…
Com 2026 na mira, Lula tenta correção de rumo do governo
Em reunião ministerial, presidente cobra integrantes do primeiro escalão, fala em reparar erros e alerta que a corrida eleitoral já começou Com a popularidade em queda e sucessivas crises envolvendo sua gestão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vê ameaças no horizonte para 2026, seja para tentar a recondução, seja para eleger o sucessor.…