youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Decisão estabelece dois anos de prisão em regime aberto para o apresentador. Declarações feitas em 2021 motivaram processo que resultou em condenação

Sikêra Jr.
Sikêra Jr. (Foto: Reprodução)

O apresentador José Siqueira Barros Júnior, conhecido como Sikêra Jr, foi condenado a dois anos de prisão em regime aberto pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) por declarações discriminatórias contra a comunidade LGBTQIA+, destaca a CNN. As falas, classificadas como discurso de ódio, foram proferidas durante a exibição de seu programa em julho de 2021, em um canal de televisão em Manaus. O caso, que gerou ampla repercussão na época, foi denunciado pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM) e julgado pela 8ª Vara Criminal da Comarca de Manaus.

A condenação baseou-se na Lei nº 7.716/1989, que pune atos de discriminação ou preconceito. Além da pena de reclusão, Sikêra Jr foi condenado ao pagamento de 200 dias-multa, correspondendo a 1/30 do salário-mínimo vigente na época do ocorrido. Durante o processo, o apresentador negou que tivesse a intenção de incitar violência ou discriminação, alegando que suas declarações foram mal interpretadas ou tiradas de contexto. O Ministério Público, no entanto, reforçou que as falas configuraram um ataque direto à comunidade LGBTQIA+, promovendo medo e intimidação.

Apesar de ter o direito de recorrer da decisão, Sikêra Jr enfrenta críticas generalizadas, enquanto o caso reforça a importância do combate à discriminação em todas as esferas sociais. Segundo o MPAM, a condenação envia um recado claro sobre a intolerância a discursos de ódio em meios de comunicação.

Com informações do Brasil 247

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Sancionada a lei que cria a Semana de Conscientização da Lei Maria da Penha

    Sancionada a lei que cria a Semana de Conscientização da Lei Maria da Penha

    Foto: Carlos Gandra/Agência CLDF Proposta do deputado Ricardo Vale (PT) prevê programação de atividades educativas para enfrentamento à violência contra as mulheres Em mais um passo para fortalecer a luta contra a violência de gênero, foi sancionada nessa quinta-feira (21) a Lei que institui a Semana de Conscientização da Lei Maria da Penha no Distrito…


  • Câmara Legislativa debate integração de políticas afirmativas para enfrentar a violência contra a mulher

    Câmara Legislativa debate integração de políticas afirmativas para enfrentar a violência contra a mulher

    Foto: Rinaldo Morelli/Agência CLDF A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou sessão solene para debater os desdobramentos da Frente Parlamentar de Combate ao Feminicídio, especialmente o enfrentamento da violência doméstica e a integração de políticas afirmativas. Por iniciativa da deputada Doutora Jane (MDB), o evento reuniu representantes de vários setores, entre eles, das forças de…


  • Inscrições abertas para cursos gratuitos do Programa Reciclotech em Ceilândia

    Inscrições abertas para cursos gratuitos do Programa Reciclotech em Ceilândia

    O Programa Reciclotech, uma iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do GDF, em parceria com a ONG Programando o Futuro e a FAP-DF, está com inscrições abertas para diversos cursos gratuitos em Ceilândia.A ação faz parte de um projeto inovador que alia responsabilidade social e ambiental, oferecendo capacitação profissional em áreas de tecnologia…


Os comentários estão desativados.