“Justiça provará que o Brasil não é parquinho de fascista”, disse o senador Beto Faro (PA), líder da Bancada do PT no Senado, momentos depois de a PF indiciar o ex-presidente e outros 36 criminosos por tentativa de golpe de Estado
Com o indiciamento, a expectativa é que a quadrilha seja denunciada pela Procuradoria-Geral da República
A Polícia Federal indiciou ontem (21/11) o ex-presidente Jair Bolsonaro, os generais e ex-ministros Braga Netto e Augusto Heleno e outros ex-integrantes do governo anterior por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa (veja abaixo as penas previstas para cada um desses crimes). A lista completa possui 37 nomes.
O indiciamento ocorre no inquérito que investiga a tentativa de golpe de estado para manter Bolsonaro no poder após a derrota para Lula nas eleições de 2022.
A Polícia Federal investiga, desde o ano passado, série de iniciativas que atentaram contra a democracia brasileira, entre 2022 e 2023, após a vitória de Lula nas urnas. De acordo com informações obtidas pela imprensa, elementos obtidos pela investigação apontam que Bolsonaro sabia do plano golpista para matar Lula, Geraldo Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes.
Denúncia da PGR é próximo passo
O relatório final do inquérito da PF tem mais de 800 páginas e foi concluído nesta quinta-feira (21/11). Será entregue na sequência ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Caberá à Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciar ou não os indiciados ao Supremo. Caso a Corte aceite a denúncia, eles se tornam réus e serão julgados.
“A Justiça provará que o Brasil não é parquinho de fascista e que o povo não engole tentativa de assassinato do seu chefe de Estado eleito democraticamente”, declarou o senador Beto Faro (PA), líder do PT no Senado.
Divisão de tarefas
De acordo com a Polícia Federal, as investigações apontaram que os investigados se estruturaram por meio de divisão de tarefas, o que permitiu a individualização das condutas e a constatação da existência dos seguintes grupos: Núcleo de Desinformação e Ataques ao Sistema Eleitoral; Núcleo Responsável por Incitar Militares à Aderirem ao Golpe de Estado; Núcleo Jurídico; Núcleo Operacional de Apoio às Ações Golpistas; Núcleo de Inteligência Paralela; e Núcleo Operacional para Cumprimento de Medidas Coercitivas.
“Bolsonaro é um criminoso e seu lugar é na cadeia. Não vamos descansar até todos os envolvidos nessa ação criminosa sejam responsabilizados”, disse o senador Humberto Costa (PT-PE).
O senador Fabiano Contarato (PT-ES) também apontou que a Justiça deve ser implacável e exemplar neste caso. “Ninguém deve sair impune. Sem anistia para quem ousa atacar a nossa democracia”, disse.
Na avaliação do senador Rogério Carvalho (PT-SE), o indiciamento de Bolsonaro e ex-integrantes de seu governo representam um marco na defesa do Estado Democrático de Direito.
“Não se trata de perseguição política, mas de responsabilização pelos atos que colocaram em risco a estabilidade do Brasil. Os mesmos que tentaram fraudar eleições, esconder crimes com joias sauditas e manipular dados de vacinas são os que agora enfrentam a justiça”, apontou.
Já a presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), afirmou que o indiciamento de Jair Bolsonaro e sua quadrilha, instalada no Planalto, “abre o caminho para que todos venham a pagar na Justiça pelos crimes que cometeram contra o Brasil e a democracia”.
A senadora Teresa Leitão (PT-PE) também se manifestou destacando não haver espaço para anistiar os golpistas.
Com informações do PT Org
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Lambe-botas, Marçal posta VÍDEO ao lado de Trump: “Salve o Brasil, por favor”
O coach e influenciador Pablo Marçal (PRTB) voltou a chamar atenção nas redes sociais ao pedir ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que “salve o Brasil”. O momento foi registrado e compartilhado no Instagram nesta terça-feira (21), após a posse de Trump. Na publicação, Marçal também trocou sua foto de perfil para uma imagem…
Janja compartilha vídeo de Erika Hilton em defesa do governo Lula sobre Pix
Deputada do PSOL saiu em defesa da medida do governo Lula, afirmando que a norma tinha o objetivo de garantir maior transparência e coibir irregularidades A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, compartilhou nesta segunda-feira, 20, o vídeo da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) em defesa da fiscalização do Pix. Segundo Janja, a publicação da parlamentar, que rebateu as…
Com 2026 na mira, Lula tenta correção de rumo do governo
Em reunião ministerial, presidente cobra integrantes do primeiro escalão, fala em reparar erros e alerta que a corrida eleitoral já começou Com a popularidade em queda e sucessivas crises envolvendo sua gestão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vê ameaças no horizonte para 2026, seja para tentar a recondução, seja para eleger o sucessor.…