youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e militares: comitê seria formado por cinco generais e onze coronéis do Exército. Foto: reprodução

Militares do grupo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) planejavam incluir um promotor no chamado “gabinete do golpe” e criar um braço estratégico para monitorar decisões do Congresso Nacional, buscando apoio político para um decreto de ruptura. A informação foi divulgada pelo Estadão.

O plano, intitulado pelos golpistas de Punhal Verde e Amarelo, detalhava estratégias para “influenciar a opinião pública” e “controlar” as comunicações do governo, evitando, segundo o documento, “ilações que desinformassem a população.”

O gabinete seria composto por cinco generais e onze coronéis, com a missão de “pacificar” o país após o golpe, que incluía o assassinato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de seu vice Geraldo Alckmin e do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Entre os generais que liderariam a cúpula do gabinete estavam Mário Fernandes, Augusto Heleno e Braga Netto, todos indiciados pela Polícia Federal nesta quinta-feira, 21, por envolvimento na tentativa de golpe articulada no governo Bolsonaro. A PF acusa Bolsonaro, 11 aliados e 25 militares de crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e formação de organização criminosa.

O gabinete

A estrutura do “Gabinete Institucional de Gestão de Crise” foi planejada pelo general de Brigada reformado Mário Fernandes, que atuava como secretário-executivo da Presidência durante a gestão de Bolsonaro.

Esse gabinete teria como objetivo “monitorar” decisões do Congresso Nacional e garantir “o máximo de apoio parlamentar” para legitimar o golpe. Fernandes também sugeriu envolver órgãos como a Secretaria Especial para Assuntos Jurídicos, a Advocacia Geral da União e até mesmo um promotor do Ministério Público Militar.

O ex-presidente Jair Bolsonaro e o general Mário Fernandes, preso por planejar assassinato de Lula, Geraldo Alckmin e Alexandre de Moraes. Foto: Reprodução

O promotor Nelson Lacava Filho, cujo nome apareceu no documento do gabinete, expressou “absoluta perplexidade e constrangimento” com a citação. “Jamais promovi qualquer ação em detrimento do Estado Democrático de Direito e, muito menos, quanto à vida de qualquer pessoa,” declarou ao Estadão.

O grupo golpista visava “estabelecer diretrizes estratégicas, de segurança e administrativas para o gerenciamento da crise institucional.” Essas diretrizes incluíam ações coordenadas com ministérios, articulação de apoio parlamentar para aprovar medidas políticas necessárias e implementação de ações previstas no possível decreto de golpe.

Outro objetivo era criar uma rede de inteligência que funcionasse como “gestor de informações, sensor e catalisador de conhecimentos de inteligência oriundos da coleta de informações das instituições e da população civil.”

Com informações do Diário do Centro do Mundo

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Levantamento de índices do Aedes aegypti começa em todas as regiões do Distrito Federal

    Levantamento de índices do Aedes aegypti começa em todas as regiões do Distrito Federal

    Dados servem para orientar ações de combate ao mosquito e indicar áreas de maior infestação O primeiro Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) de 2025 teve início nesta segunda-feira (20) em todo o Distrito Federal. Realizada de forma amostral, a pesquisa tem o objetivo de identificar os níveis de infestação do mosquito transmissor da…


  • GDF espera atender 200 mil estudantes com Cartão Material Escolar em 2025

    GDF espera atender 200 mil estudantes com Cartão Material Escolar em 2025

    Criado em 2019, o benefício é destinado para estudantes de 4 a 17 anos matriculados na rede pública do DF, cujas famílias são beneficiárias do Bolsa Família O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, divulgou nesta terça-feira (21/01), por meio de suas redes sociais, que espera, neste ano, atender cerca de 200 mil estudantes com o  Cartão…


  • Passagens aéreas não devem subir após fusão de empresas, diz ministro

    Passagens aéreas não devem subir após fusão de empresas, diz ministro

    Costa Filho prevê economicidade e fortalecimento da aviação regional O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, reafirmou, nesta terça-feira (21), em Foz do Iguaçu (PR), que o governo não acredita que haverá aumento no preço das passagens aéreas se for confirmada a fusão entre as companhias Azul e Gol. A fusão está sendo…


Os comentários estão desativados.