Detalhes da relação entre o juiz do STF e Jair Bolsonaro estão em “O Tribunal – Como a Suprema Corte se uniu ante a ameaça autoritária”
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli deu conselhos a Jair Bolsonaro (PL) após a derrota eleitoral de 2022. O juiz da Corte recomendou que o então ocupante do Planalto não passasse a faixa para o atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e deixasse o Brasil antes da posse. “Presidente, sua presença na cerimônia de posse só vai mostrar um País dividido, as pessoas vão vaiar”, disse o ministro, de acordo com o livro “O Tribunal – Como a Suprema Corte se uniu ante a ameaça autoritária”, de autoria dos jornalistas Felipe Recondo e Luiz Weber. Os relatos foram publicados nesta quarta (22) pela coluna de Carla Araújo, no portal Uol.
O livro conta ainda bastidores da relação entre o então ministro da Defesa de Bolsonaro, general Paulo Sérgio Nogueira, e o ministro do STF Alexandre de Moraes, que assumiu a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em agosto do ano passado. O livro traz a avaliação de Moraes sobre a relação com o general.
“Quanto mais o Paulo Sérgio se aprofundava na ignorância do Bolsonaro, mais eu tinha o apoio do Alto-Comando do Exército”, avaliava Moraes, que rebateu os relatórios que os militares enviavam ao TSE. “Paulo, é pegar ou largar. Eu sou amigo de vocês, não vou esculachar vocês em público, porque se eu der uma entrevista falando das perguntas que vocês fazem, que é o básico, será vergonhoso, que vocês perderam até o prazo para pedir acesso ao código-fonte”, disse Moraes, segundo testemunhado por assessores.
Em junho, o TSE declarou Bolsonaro inelegível por ter questionado sem provas a segurança das urnas eletrônicas brasileiras contra fraudes, durante uma reunião com embaixadores no ano passado, em Brasília (DF).
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.