Policiais apreenderam quatro botes, com motores de popa, e estimam um prejuízo avaliado em dezenas de milhões ao crime organizado
Uma operação conjunta das Polícias Militar e Federal, com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), resultou na apreensão de aproximadamente 2.000 quilos (kg) de entorpecentes entre maconha tipo skunk e cocaína, oriundas da Colômbia. A substância estava em um acampamento utilizado por traficantes, na região do município de Santa Isabel do Rio Negro (AM). Policiais apreenderam quatro botes, com motores de popa. O prejuízo estimado ao crime organizado é de R$ 36,6 milhões.
O ministro Flávio Dino comentou a operação. “Menos duas toneladas de drogas nas mãos do crime. Com apreensões de drogas, de bens ilegais, bloqueio de contas bancárias e combate à lavagem de dinheiro, estamos descapitalizando as organizações criminosas”, disse.
De acordo com Romano Costa, diretor de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Diopi/Senasp/MJSP), a “estratégia sistêmica de enfrentamento, com foco em uma das principais ações nossas, que é a de descapitalização e de recuperação de ativos das organizações, demonstra que estamos no caminho certo, pois o nível de eficiência das nossas ações está cada vez maior”.
Coordenado pelo MJSP, por meio da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública, o programa Guardiões das Fronteiras tem o objetivo de aumentar e fortalecer a presença do Estado e a efetividade de controle nas fronteiras do país, atuando de forma permanente em 14 estados brasileiros (AM, AP, AC, RR, RO, PA, TO, RN, GO, MS, MT, PR, SC e RS).
Ao articular a integração das atividades operacionais e de inteligência das instituições de segurança pública, o programa visa à atuação conjunta e coordenada entre os órgãos federais e as secretarias de segurança pública dos estados no combate à criminalidade organizada.
A Operação Hórus é uma força-tarefa permanente dos Guardiões da Fronteira, do MJSP, e conta com o apoio das forças de segurança dos estados onde atua, incluindo todos os fronteiriços, além das polícias civis e militares de cada unidade federativa. Também participam da ação conjunta as Polícias Federal, Rodoviária Federal e Penal, e o Exército Brasileiro.
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.