“Atualmente, o mundo está passando por mudanças nunca vistas em cem anos, a situação internacional está entrelaçada com o caos”, disse o líder chinês
O presidente da China, Xi Jinping, disse ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, que a situação internacional está dominada pelo caos, mas que a parceria estratégica de Pequim com Moscou é uma força de estabilidade em meio às mudanças mais significativas em um século.
Em maio, Xi e Putin prometeram uma “nova era” de parceria entre os dois rivais mais poderosos dos Estados Unidos, que eles classificaram como uma hegemonia agressiva da Guerra Fria, semeando o caos em todo o mundo.
“Atualmente, o mundo está passando por mudanças nunca vistas em cem anos, a situação internacional está entrelaçada com o caos”, disse Xi a Putin na cidade russa de Kazan, na abertura da cúpula do Brics.
“Mas acredito firmemente que a amizade entre a China e a Rússia continuará por gerações, e a responsabilidade de grandes países para com seus povos não mudará.”
A Rússia, travando uma guerra contra as forças ucranianas apoiadas pela aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), e a China, sob pressão de um esforço unificado dos EUA para combater seu crescente poderio militar e econômico, têm cada vez mais encontrado uma causa geopolítica comum.
Rússia e China, reagindo ao que consideram ser humilhações do colapso soviético de 1991 e a séculos de domínio colonial europeu sobre a China, têm procurado retratar o Ocidente como decadente e em declínio.
Os Estados Unidos consideram a China seu maior concorrente, e a Rússia, sua maior ameaça de um Estado-nação. O presidente norte-americano, Joe Biden, disse que as democracias enfrentam um desafio de autocracias como a China e a Rússia.
Biden se referiu a Xi como um “ditador” e disse que Putin é um “assassino” e até mesmo um “fdp maluco”. Pequim e Moscou repreenderam Biden pelos comentários.
Putin chamou Xi de “querido amigo” e disse que a parceria com a China é uma força de estabilidade no mundo.
“A cooperação russo-chinesa em assuntos mundiais é um dos principais fatores de estabilização no cenário mundial”, disse Putin.
“Pretendemos aumentar ainda mais a coordenação em todas as plataformas multilaterais para garantir a segurança global e uma ordem mundial justa.”
Xi disse que a cooperação no grupo Brics é “a plataforma mais importante de solidariedade e cooperação entre os países de mercados emergentes e os países em desenvolvimento no mundo de hoje”.
Ele disse que é “uma força fundamental na promoção da realização da multipolaridade global igualitária e ordenada, bem como da globalização econômica inclusiva e tolerante”.
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Aliado de Malafaia será o próximo líder do PL na Câmara
PL de Jair Bolsonaro terá como líder na Câmara em 2025 um deputado que é aliado de primeira hora do pastor Silas Malafaia O PL de Jair Bolsonaro já definiu quem será o novo líder do partido na Câmara em 2025. O escolhido foi o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), aliado de primeira hora do pastor Silas Malafaia. A troca na…
Reabertura da Sala Martins Pena emociona público brasiliense
O espaço está na memória afetiva dos frequentadores, que destacam a importância da volta do complexo cultural, que ficou fechado por mais de dez anos Símbolo da cultura e do turismo do Distrito Federal, o Teatro Nacional Claudio Santoro está na memória de muitos brasilienses. Entre 1966 – quando o complexo cultural foi inaugurado –…
Lula celebra avanço econômico e reforça compromisso com melhorias sociais
Presidente destaca crescimento acima das projeções e reforça disposição para levar os ganhos para a população. 247 – Em evento de confraternização de fim de ano no Palácio da Alvorada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou o desempenho econômico do Brasil e reafirmou seu compromisso em promover uma nação mais justa socialmente. A matéria…