youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Assinado nesta quarta-feira passada(21), Pacto de Transformação Ecológica vai fortalecer posição brasileira como protagonista da agenda ambiental no cenário internacional

Lula: Esse pacto sinaliza política de Estado “perene e inclusiva”

Ao lado de relevantes autoridades da República, o presidente Lula participou, nesta quarta-feira (21), da cerimônia de assinatura do Pacto de Transformação Ecológica entre os Três Poderes, no Palácio do Planalto. O arranjo servirá à atuação conjunta e harmoniosa do Executivo, do Legislativo e do Judiciário em prol da preservação do meio ambiente e da transição energética no país. Além de Lula, referendaram o documento o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, o presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas-AL), e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

O Pacto de Transformação Ecológica pretende fortalecer a posição brasileira enquanto protagonista internacional da agenda ambiental e líder global da segurança alimentar. “Esse pacto sinaliza que o desenvolvimento que buscamos não é apenas uma política de governo, mas uma política de Estado, perene e inclusiva”, afirmou Lula, sob aplausos.

https://youtube.com/watch?v=GRXPK-RrQRM%3Ffeature%3Doembed%26modestbranding%3D1%26showinfo%3D0%26rel%3D0

“Ao unir nossas forças em torno desse objetivo comum, estamos enviando uma mensagem clara ao mundo: o Brasil está preparado para assumir o protagonismo global no enfrentamento à crise climática”, prosseguiu o presidente.

Lula elogiou os esforços institucionais dos Três Poderes em benefício do meio ambiente, da democracia e do povo brasileiro. “Eu estou plenamente satisfeito, porque juntar os Três Poderes aqui […] demonstra com muita clareza, mas com muita clareza mesmo, que o Brasil voltou à normalidade civilizatória e que os Poderes, com autonomia, saberão se respeitar e cada um cumprir seu dever”, afirmou.

Entre os objetivos do acordo firmado nesta quarta, destacam-se a sustentabilidade ecológica, o desenvolvimento econômico sustentável, o respeito aos direitos de gerações futuras e a resiliência a eventos climáticos extremos. As ações estão divididas em três eixos fundamentais: ordenamento territorial e fundiário; transição energética; e desenvolvimento sustentável com justiça social, ambiental e climática.

Meio ambiente e direitos humanos

O presidente do STF lembrou da relação entre meio ambiente e direitos humanos ao mencionar a recente catástrofe climática ocorrida no Rio Grande do Sul. Barroso também fez questão de dizer os nomes dos principais negociadores do Pacto de Transformação Ecológica: a secretária-geral da Presidência do STF, Aline Osorio, e o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan.

“Até algum tempo atrás, esse problema era visto como um problema de proteção das futuras gerações. E agora, nós olhamos para o Brasil e, além disso, para o mundo, para ver que já não é mais um problema das futuras gerações”, advertiu o ministro do STF, ao elencar as secas na Amazônia, as enchentes no Rio Grande do Sul e as queimadas no Pantanal como produto da ação humana no planeta.

“Quem olhar para o Rio Grande do Sul verá que foi afetado o direito à vida, o direito à propriedade e o direito à integridade física”, apontou o presidente do Supremo.

Barroso revelou ainda que se encontrou, recentemente, com a ex-presidenta Dilma Rousseff (PT), atual presidenta do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), o chamado “Banco do BRICS”, durante viagem institucional à China. Dilma conseguiu recursos para promover a descarbonização do Judiciário brasileiro.

“Eu estive […] com a presidente Dilma Rousseff […] e consegui até um dinheirinho para nós financiarmos esse projeto de descarbonização do Poder Judiciário, construindo usinas fotovoltaicas pelo Brasil afora”, agradeceu Barroso.

Com informações do PT Org

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Gaeco e PF prendem policial civil em operação contra fintechs suspeitas de lavar dinheiro do PCC

    Gaeco e PF prendem policial civil em operação contra fintechs suspeitas de lavar dinheiro do PCC

    Investigadores do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) e da Polícia Federal (PF) prenderam, na manhã desta terça-feira (25), um policial civil durante uma operação contra a lavagem de dinheiro do PCC (Primeiro Comando da Capital) por meio de fintechs, conforme informações do G1. A ação é um desdobramento da delação…


  • Amiga de Bolsonaro, neta de ministro nazista perde eleição na Alemanha

    Amiga de Bolsonaro, neta de ministro nazista perde eleição na Alemanha

    A líder de extrema-direita Beatrix von Storch — neta de Lutz Schwerin von Krosigk, ex-ministro das Finanças de Adolf Hitler — perdeu sua cadeira no parlamento alemão nas eleições deste domingo (23) para Ines Schwerdtner, líder do partido A Esquerda (Die Linke). A derrota de Beatrix, uma das principais figuras do partido ultradireitista Alternativa para…


  • ÉRIKA KOKAY PARA O SENADO FEDERAL

    ÉRIKA KOKAY PARA O SENADO FEDERAL

    ÉRIKA KOKAY PARA O SENADO FEDERAL É com grande entusiasmo que, na noite desta segunda-feira (24/02), a Comissão Executiva Regional do PT-DF aprovou, por unanimidade, a pré-candidatura de Érika Kokay ao Senado Federal. Érika tem uma trajetória marcada pela defesa incansável dos direitos humanos, da justiça social e da democracia, valores que são essenciais para…


Os comentários estão desativados.