A luz amarela acendeu no entorno da família Bolsonaro com o crescimento da exposição de Pablo Marçal em sua campanha à Prefeitura de São Paulo. Após o vereador Carlos Bolsonaro e o pastor Silas Malafaia, foi a vez do deputado Eduardo Bolsonaro de criticar o ex-coach e tentar mostrar a seus seguidores que ele não representa a direita.
“Muita gente reclama do PL, mas todo partido tem os seus problemas. E graças a Deus o do PL não é por envolvimento com droga ou PCC”, disse Eduardo após compartilhar matéria do jornal O Estado de S.Paulo mostrando que membros do PRTB, partido de Marçal, estão envolvidos em um esquema de troca de carros de luxo por cocaína o PCC.
“É sério que o mais novo direitista está parecendo dar aquela passada de pano pro ministro depois de tudo que esse senhor fez e continua fazendo, mesmo agora diante de fatos expostos? Pegaram esse código?”, afirmou Carluxo, ao criticar a posição de Marçal, que viu ressalvas no pedido de impeachment de bolsonaristas contra Alexandre de Moraes.
“É amiguinho dele? Você nunca me enganou e não vai ser agora!”, acusou Malafaia no mesmo sentido.
Não precisa ser um gênio para perceber que isso não é para ajudar a candidatura à reeleição do prefeito Ricardo Nunes, apoiado pelo PL em São Paulo e que disputa com o empresário os votos da direita, mas de manter o controle sobre o próprio rebanho.
Se Marçal vence sozinho empunhando os valores (sic) caros à extrema direita, ele não será tributário de Jair. Mais do que isso: vai rachar a extrema direita, que terá um novo líder.
Vale destacar que, por mais estranho que isso possa aparecer, Bolsonaro não criou o bolsonarismo. Esse grupo da extrema direita sempre esteve aí. O mérito do ex-presidente foi organizar, canalizar as frustrações e os medos, mobilizar e dar um sentido a ele através dele próprio, de suas candidaturas e do seu governo.
Mas, como esse grupo veio, ele pode ir embora. O desejo da família é manter a influência sobre esse naco população e o controle do processo sucessório do patriarca. A princípio, o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas está sendo preparado para ocupar o espaço enquanto Jair segue inelegível, mas isso a custo de tributos pagos. Como as chacinas policiais na Baixada Santista, o que não é bolsonarismo moderado, como alguns defendem, mas raiz.
Daí, esse ensaio de Game of Thrones da extrema direita.
Ao dar uma banana para as decisões da Justiça Eleitoral, cometendo infrações reiteradamente, o empresário mostra que não só aprendeu com Bolsonaro, mas foi além.
Aposta que pode vencer mesmo sem se dar ao trabalho de esconder que não sabe nada da cidade que pretende administrar, contando que o eleitorado queira apenas “autenticidade” e entretenimento. Antes, nas campanhas de Jair, havia pelo menos o verniz da tentativa de mostrar conteúdo. Agora, Marçal disse no debate da revista Veja que não iria responder pergunta e que as pessoas lessem depois o que seria postado nas redes sociais.
Mesmo que Marçal passe para o segundo turno e o Bolsonaro componha com ele contra Boulos, ainda assim ficará a impressão de que o seguidores do Capitão tiveram vontade própria. Para quem acredita que controla um grande rebanho, ver o gado se encantar por outro berrante deve ser assustador.
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Mensagens sobre proteção animal devem ser divulgadas em metrô e ônibus
A Comissão de Mobilidade e Transporte Urbano (CMTU) da Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou, em reunião na manhã desta quarta-feira (27), o Projeto de Lei 2.768/2022, que dispõe sobre a veiculação de mensagens educativas de conscientização sobre proteção de animais nos monitores dos vagões de metrô e dos ônibus do transporte público do DF.…
Comissão aprova gratuidade no transporte coletivo às pessoas com deficiência, sem restrições de renda
Para assegurar a gratuidade no transporte coletivo às pessoas com deficiência, sem restrições de renda, a Comissão de Mobilidade e Transporte Urbano (CMTU) da Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou, na manhã desta quarta-feira (27), o Projeto de Lei 1.321/2024, que regulamenta artigos do Estatuto da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal (Lei nº 6.637/2020).…
Faixas de golpistas em quartéis eram produzidas com militares no Planalto, diz relatório da PF
A Polícia Federal (PF) revelou que faixas usadas em manifestações antidemocráticas nos quartéis foram elaboradas por militares ligados ao Palácio do Planalto durante o governo Bolsonaro (PL). A informação consta no inquérito que resultou no indiciamento do ex-presidente e outras 36 pessoas, incluindo o general Mario Fernandes, que atuava no gabinete do ex-chefe do Executivo.…