Com a desistência do presidente dos EUA, Joe Biden, à corrida corrida presidencial neste domingo (21), a vice-presidente Kamala Harris emergiu como uma das principais favoritas para assumir a candidatura democrata e enfrentar Donald Trump nas próximas eleições.
Logo após sua renúncia, Biden declarou seu apoio a Kamala, que rapidamente começou a receber respaldo de outros políticos do partido e de membros influentes dos democratas, como Bill e Hillary Clinton.
No entanto, importantes figuras, como o ex-presidente Barack Obama e a presidente emérita Nancy Pelosi, mantiveram uma posição neutra em relação à sucessão de Biden.
Ao longo da tarde e noite de domingo, a lista de apoiadores de Kamala cresceu, incluindo alguns nomes de peso dentro do partido, que poderiam ser seus concorrentes na disputa pela indicação: os governadores da Califórnia e da Pensilvânia, Gavin Newsom e Josh Shapiro, respectivamente.
Com o apoio de Newsom e Shapiro, ainda restam três políticos do partido que são vistos como potenciais desafiantes de Kamala pela indicação: Gretchen Whitmer, J.B. Pritzker e Sherrod Brown. Com informações do G1.
Veja quem são:
Gretchen Whitmer
Gretchen Whitmer, atual governadora de Michigan, tem 52 anos e possui uma trajetória significativa na política, com passagens pela Câmara dos Representantes e pelo Senado de Michigan antes de assumir o governo do estado em 2019.
Michigan é um estado crucial nas eleições, conhecido como “swing state”, o que significa que pode se inclinar tanto para os republicanos quanto para os democratas.
Vale destacar também que Whitmer foi cogitada como candidata à vice-presidência em 2020 e teve um desempenho notável nas primárias do Partido Democrata, reflexo do seu sucesso como governadora.
J. B. Pritzker
O governador de Illinois, J. B. Pritzker, tem se destacado durante seu mandato, o que pode colocá-lo como um forte candidato na disputa pela indicação democrata.
Aos 59 anos, Pritzker tem promovido a regulamentação do aborto em seu estado, investindo mais de US$ 23 milhões na ampliação do acesso ao procedimento e à saúde reprodutiva desde 2022. Illinois registrou um aumento considerável no número de mulheres que viajam para o estado em busca do aborto após a reversão do caso “Roe vs. Wade” pela Suprema Corte dos EUA.
Pritzker também se posicionou firmemente em questões como controle de armas e legalização da maconha para uso recreativo, declarando que Illinois é um “santuário” para mulheres que buscam a interrupção da gravidez.
Sherrod Brown
Sherrod Brown, senador de Ohio, é conhecido por sua atuação em prol dos direitos trabalhistas e suas posições sobre fertilização in vitro e aborto. Aos 71 anos, Brown seria o candidato mais velho entre os possíveis nomes dos democratas, embora ainda fosse sete anos mais jovem que Donald Trump.
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Ricardo Nunes defende privatização de cemitérios de SP: “Agora é negócio”
- Milei imita Bolsonaro e parte para o enfrentamento à Suprema Corte da Argentina
- 2 anos de reconstrução: Lula restaura protagonismo internacional do Brasil
- 2 anos de reconstrução: Lula consolida leis e ações para mulheres e crianças
- 2 anos de reconstrução: Novo PAC impulsiona desenvolvimento, gerando novos empregos