O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) espera que a saída de Joe Biden da corrida presidencial nos Estados Unidos tire os democratas da defensiva e mude a narrativa, atualmente favorável a Donald Trump, conforme informações da Folha de S.Paulo.
Os assessores de Lula acreditam que a mudança de candidato pode alterar o panorama atual, permitindo aos democratas construir uma candidatura competitiva até a convenção do partido. A vice-presidente Kamala Harris, que recebeu o apoio de Biden, é a principal candidata à nomeação para enfrentar Trump.
A perspectiva de uma vitória de Trump nas eleições dos EUA preocupa o Planalto, não só por sua ideologia radicalmente oposta à de Lula, mas também pela proximidade entre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o trumpismo.
Os conselheiros de Lula avaliam que Biden perdeu o controle de sua campanha nos EUA após um debate com Trump, onde parecia frágil e confuso. O desempenho reforçou a ideia de que Biden é um político muito velho para concorrer novamente e que não teria a energia necessária para um segundo mandato.
Vale destacar que a situação piorou ainda mais com a tentativa de assassinato contra Trump, na qual o republicano, mesmo após sofrer um atentado, deixou o palco com o punho levantado, incitando seus apoiadores a lutar.
Para o Planalto, a substituição de Biden cria um novo cenário na campanha e recoloca o foco no partido Democrata. Kamala Harris, no entanto, é vista por alguns analistas nos EUA como uma candidata com problemas de popularidade.
Os conselheiros de Lula afirmam que qualquer avaliação no momento é precoce, pois os EUA são um país extremamente polarizado, com Trump também enfrentando alta rejeição. Eles destacam que ainda não está claro se Harris será a candidata, já que diferentes alas do partido Democrata podem tentar disputar a convenção.
Apesar dessa avaliação, o presidente petista ainda não se pronunciou oficialmente sobre a decisão de Biden de sair da disputa à reeleição.
Nos próximos dias, ele deve ser aconselhado a fazer suas primeiras declarações sobre o assunto, elogiando a carreira de Biden e seu histórico de serviço público, sem comentar diretamente sobre o futuro da corrida presidencial nos EUA.
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Decreto de Lula estabelece novas regras para uso de força por policiais
Entre as medidas definidas está que a arma de fogo deverá ser usada como medida de “último recurso” O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto, nesta terça-feira (24/12), que estabelece diretrizes para o uso da força em operações policiais e prevê a aplicação de instrumentos de menor potencial ofensivo pelas polícias em…
Moraes diz que Silveira usou ida a hospital como álibi e mantém prisão
Ex-deputado Daniel Silveira passa o Natal na cadeia por violar condições de liberdade condicional O ex-deputado Daniel Silveira será mantido preso por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Silveira passou por audiência de custódia nesta terça-feira (24/12), após ser preso novamente na madrugada desta véspera de Natal. Em decisão assinada na tarde desta terça,…
PF vai investigar queda da ponte que liga Tocantins ao Maranhão
Equipe da PF vai apurar responsabilidades pela queda da ponte. Relatório do Dnit de cinco anos atrás apontava “vibrações excessivas” A Polícia Federal (PF) iniciou investigações para apurar as responsabilidades relacionadas à queda da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, localizada sobre o Rio Tocantins, que conecta os estados de Tocantins (TO) e Maranhão (MA). A tragédia ocorreu no…