Governadores de 14 estados assinaram carta na qual solicitam a imediata revogação do decreto (nº 9.785) de Bolsonaro que flexibilizou o uso de armas. Publicado no Diário Oficial do dia 8 deste mês, a medida facilita o porte de armas para 20 novas profissões como advogados, jornalistas, políticos eleitos, caminhoneiros, agentes de trânsito, entre outras.
Por Iram Alfaia
Baseados em evidências, os governadores alegam que as medidas previstas pelo decreto não contribuirão para tornar os estados mais seguros.
“Ao contrário, tais medidas terão um impacto negativo na violência – aumentado, por exemplo, a quantidade de armas e munições que poderão abastecer criminosos – e aumentarão os riscos de que discussões e brigas entre nossos cidadãos acabem em tragédias”, diz um trecho do documento.
Como soluções para resolver o problema da violência, eles propõem a coordenação de esforços entre União, estados e municípios fortalecendo políticas públicas baseadas em evidências e a implementação do Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social.
Os governadores apostam ainda na prevenção com foco nas populações e territórios mais afetados pela violência e a repressão qualificada da criminalidade.
No documento, eles destacam como urgente a implementação de ações que melhorem a rastreabilidade das armas de fogo e munições durante toda a sua existência, desde sua produção.
“Também é fundamental aumentar os meios de controle e fiscalização para coibir desvios, enfrentar o tráfico ilícito e evitar que as armas nascem na legalidade caiam na ilegalidade e sejam utilizadas no crime. Reconhecemos que essas não são soluções mágicas, mas são condições necessárias para a melhoria da nossa segurança pública”, defendem os governadores.
Eles querem o diálogo com governo para que juntos possam construir um “Brasil seguro para as atuais e futuras gerações”.
Assinam o documento, os governadores do Maranhão, Pará, Amapá, Tocantins, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Distrito Federal, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Espírito Santo, Piauí e Sergipe.
Leia abaixo a íntegra da carta:
Site: http://jornaltaguacei.com.br/
Página noFacebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/
Página noFacebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/
Página pessoal: https://www.facebook.com/jeova.rodriguesneves.5
Página pessoal: htt ps://www.facebook.com/jeova.rodriguesneves
Twiter: https://twitter.com/JTaguacei
Instagram: https://www.instagram.com/jeovarodriguespt13p
https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriberookok.7..loonooú