youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Palácio do Planalto reage às ‘fake news’ e reforça a gratuidade do sistema de pagamentos

247 – O Palácio do Planalto anunciou uma campanha publicitária para combater a desinformação que circulou nas redes sociais sobre uma suposta intenção do governo de taxar o Pix. Segundo informações do Valor Econômico, a campanha terá como slogan “Pix: Seguro, Sigiloso e Sem Taxa” e será veiculada em diferentes plataformas, como TV, rádio, internet e redes sociais, com previsão de estreia ainda nesta quinta-feira (23).

A ação marca a primeira grande iniciativa do novo ministro da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira, que coordenou a formulação da estratégia na última sexta-feira (17). Em reunião com sua equipe no Palácio do Planalto, que contou também com a presença do secretário-geral da Receita, Robinson Barreirinhas, Palmeira enfatizou a importância de restaurar a confiança da população no Pix. “Estão tentando te enganar. O Pix é um patrimônio nacional, seguro e gratuito, e vamos reforçar essa mensagem”, teria dito durante o encontro.Play Video

Combate às ‘fake news’ e medidas do governo

A campanha responde a uma onda de notícias falsas gerada por interpretações equivocadas de uma instrução normativa da Receita Federal, que estabelecia fiscalização sobre transações acima de R$ 5 mil. Parlamentares da oposição, incluindo o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), ajudaram a espalhar a desinformação de que o governo pretendia taxar o Pix, o que gerou indignação nas redes sociais.

Diante da repercussão negativa, o governo revogou a norma e editou uma Medida Provisória (MP) para garantir a gratuidade e o sigilo do sistema. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reforçou o compromisso do governo com a proteção do Pix. “Essa MP foi elaborada justamente para pôr um fim às mentiras e reforçar o caráter gratuito do Pix. Ele está protegido por sigilo, assim como qualquer outro meio de pagamento”, declarou Haddad.

A Medida Provisória já está em vigor, mas precisa ser analisada pelo Congresso Nacional em até 120 dias. O texto inclui um artigo que assegura o sigilo do Pix, como parte do esforço do governo para minimizar os danos causados pelas notícias falsas.

Estratégia de comunicação e engajamento popular

Entre as ideias para a campanha, está a participação de figuras públicas alinhadas ao governo, como a atriz Regina Casé e o economista e ex-participante do Big Brother, Gil do Vigor. Além do slogan principal, outras frases foram pensadas para reforçar a mensagem, como “Tentaram te enganar” e “Estão mentindo para você”. O objetivo é reconquistar a confiança da população e proteger o Pix como uma inovação que se tornou essencial para milhões de brasileiros.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Os comentários estão desativados.