Ministro destaca matriz energética brasileira e busca atrair investimentos para a transição energética
247 – O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, ressaltou nesta terça-feira (21), no Fórum Econômico Mundial (WEF), em Davos, Suíça, o papel do Brasil como líder global em energias renováveis. Em entrevista durante o evento, Silveira destacou as oportunidades oferecidas pela matriz energética brasileira, que é 90% limpa, para investidores interessados em soluções sustentáveis.
“O Brasil já é o grande celeiro das energias limpas e renováveis. Nós temos uma matriz elétrica 90% limpa, o que contribui muito com a sustentabilidade global. Além disso, temos a floresta, os biocombustíveis e estamos investindo muito nessas políticas”, afirmou o ministro ao Valor. Ele destacou que o foco em Davos será estabelecer parcerias para avançar na transição energética.Play Video
Petrobras e autonomia na política de preços
Ao ser questionado sobre a política de preços da Petrobras, Silveira reiterou que a estatal possui total autonomia para definir suas estratégias. “A Petrobras tem completa independência para decidir aquilo que é melhor para a saúde econômica e financeira da empresa. A executiva Magda Chambriard é extremamente responsável e sabe o que é preciso fazer”, disse ele, sem detalhar possíveis mudanças nos preços dos combustíveis.
Silveira é o único ministro do governo brasileiro a participar do Fórum em Davos, após a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, cancelar sua viagem devido à reunião ministerial convocada pelo presidente Lula. Segundo o ministro, Lula pediu que os integrantes de sua equipe concentrem esforços em apresentar os resultados concretos das políticas adotadas nos últimos dois anos. “Ele acredita no resultado e quer os ministros focados em mostrar os frutos de todas as políticas que nós implementamos. Os resultados começam a ser colhidos agora”, explicou.
Com uma matriz predominantemente renovável e investimentos crescentes em biocombustíveis e sustentabilidade, o Brasil se consolida como um dos principais atores globais na agenda de transição energética. A participação de Silveira em Davos reforça o compromisso do governo com a promoção de parcerias estratégicas para fortalecer o setor e atrair investimentos internacionais.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Levantamento de índices do Aedes aegypti começa em todas as regiões do Distrito Federal
- GDF espera atender 200 mil estudantes com Cartão Material Escolar em 2025
- Passagens aéreas não devem subir após fusão de empresas, diz ministro
- Dólar forte, redes sociais, cidadania automática: o que pode mudar para o brasileiro com Trump no poder
- Lula deixa PT e aliados apreensivos ao cogitar não disputar reeleição em 2026