Inmet emitiu alerta amarelo para chuvas intensas até sexta-feira (26). Maiores volumes de chuvas devem ser registrados no fim da tarde e início da noite.
Os moradores do Distrito Federal acordaram com uma segunda-feira (22) mais nublada. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tendência é que a semana tenha chuvas volumosas e tempestades isoladas durante toda a semana.
O DF está sob alerta amarelo, com risco de chuvas intensas, até sexta-feira (26). Há risco de rajadas de vento, trovoadas e possíveis quedas de granizo. O acumulado de chuvas até esta segunda-feira já ultrapassa o previsto para o mês de janeiro, de 206 mm.
No DF, a temperatura máxima pode chegar a 30ºC. Já a umidade fica em torno dos 55% e 95%.
O Inmet afirma que uma frente fria no litoral do Brasil tem canalizado umidade para o Centro-Oeste, que, somado ao sol, provoca a sensação de abafamento. Os maiores volumes de chuvas devem ser registrados no fim da tarde e início da noite.
Chuvas causam estragos no domingo
Fortes chuvas na capital neste domingo (21)
As chuvas deste domingo (21) causaram estragos em algumas regiões da capital. Em Ceilândia, uma avenida ficou completamente alagada e um veículo foi arrastado com uma condutora sendo resgatada por dois moradores.
A água da chuva também invadiu casas. Além disso, um ônibus não conseguiu seguir viagem devido ao alagamento em uma via (veja vídeo acima).
A Defesa Civil do Distrito Federal alerta para as possíveis evoluções das condições meteorológicas. Para quem tiver interesse em receber alertas da subsecretaria precisa apenas enviar o CEP, por SMS, ao número 40199.
Como se proteger da chuva
Veja dicas do Corpo de Bombeiros Militar, da Defesa Civil e do Departamento de Trânsito (Detran-DF) para se manter protegido em dias de chuva:
Em casa 🏠
- Nos casos de destelhamento devido aos ventos fortes, se proteja embaixo de uma mesa ou cama para evitar ser atingido por cacos e pedaços de telha;
- Se a água da rua começar a entrar em casa, saia da residência e procure um abrigo seco;
- Evite ficar próximo a canos, janelas e portas metálicas, sobretudo se a chuva for acompanhada por raios;
- Não use equipamentos ligados à tomada, devido ao risco de choque elétrico e curto-circuito. O cuidado também vale para celulares conectados ao carregador e a banhos em chuveiros elétricos;
- Esteja atento à manutenção da residência: limpe as calhas com frequência e deixe os telhados bem fixados. Além disso, verifique os sinais de infiltrações para resolver as demandas o quanto antes.
No trânsito 🚗
- Esteja atento às condições do veículo: freios e pneus devem estar calibrados e os faróis em pleno funcionamento;
- Dirija com cautela e mantenha distância do veículo da frente para diminuir o risco de colisões. Em caso de chuva torrencial, procure um local seguro para estacionar, longe de árvores e alambrados metálicos, para aguardar o fim da tempestade;
- Evite freadas e mudanças bruscas de faixa para que os pneus não percam o contato com o asfalto. O ideal é acionar o freio gradualmente e nunca dirigir em alta velocidade;
- Mantenha os cuidados inerentes a direção de veículos, como uso de cinto de segurança, seta para indicar mudança de direção etc.
- Motociclistas: Evitem chuvas fortes e procurem abrigos em paradas de ônibus e outros locais cobertos. É essencial andar bem equipado, com capacete com viseira adequada ou óculos de proteção, capa de chuva, jaqueta com proteções, além de luvas e botas.
- Pedestres: Façam travessias seguras em faixas de pedestres ou semáforos.
Na rua 🚏
- Procure um local coberto e seguro. Não fique em lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios, como tendas, barracos, veículos sem capota, campos de futebol, etc;
- Se estiver em piscinas ou lagos, saia da água imediatamente e procure abrigo;
- Evite a entrada em lugares alagados;
- Nunca se abrigue debaixo de árvores;
- Não se aproxime de cercas de arame, varais metálicos, linhas elétricas aéreas e trilhos. E não segure em objetos metálicos longos, como varas de pesca e tripés.
Com informações do G1 Globo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.