O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), diante da iminente possibilidade de prisão de seu pai, Jair Bolsonaro, após as recentes revelações sobre um plano de militares para assassinar o presidente Lula (PT) como parte de uma tentativa de golpe de Estado, tem divulgado fake news em sua defesa nas redes sociais.
O plano, segundo as investigações, envolvia os assassinatos de Lula, então presidente eleito, do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Na última terça-feira (19), a Polícia Federal (PF) prendeu quatro militares e um agente da corporação, todos próximos ao ex-presidente Bolsonaro, em desdobramentos do caso.
Na madrugada desta quinta-feira (21), o filho “01” do ex-presidente utilizou o X (antigo Twitter) para compartilhar um vídeo polêmico, sugerindo que o suposto plano de assassinato seria, na verdade, uma armação criada pelo próprio Lula.
O vídeo editado inclui trechos manipulados de discursos de Lula, com o objetivo de insinuar que o atual presidente estaria utilizando “narrativas” para transformar mentiras em verdades, associando essa prática às acusações contra Bolsonaro e seus aliados.
Contudo, o discurso original de Lula, usado no vídeo divulgado por Flávio, foi retirado de contexto. Na fala, feita em 14 de abril de 2022, Lula criticava diretamente a estratégia bolsonarista de manipular a opinião pública, criando versões falsas que induzem as pessoas a acreditarem em mentiras.
Além de tentar minar a credibilidade das investigações, Flávio escreveu na postagem que o suposto plano não teria fundamento. “A narrativa não se sustenta de pé. Quatro pessoas, sozinhas, derrubariam a República e o restante do país todo iria obedecer a eles?”, escreveu o senador.
Confira:
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Gleisi: “não haverá paz com impunidade para quem atentou contra a democracia. Sem anistia”
A presidente do PT argumenta que a proposta alimenta a expectativa de impunidade, um incentivo perigoso para a continuidade de ações extremistas. A deputada federal e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, reforçou nesta terça-feira (21) sua oposição ao projeto de lei que propõe anistia a envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Em…
Tribunal de Haia emite mandado de prisão contra Netanyahu por crimes de guerra e contra humanidade
O Tribunal Penal Internacional (TPI), localizado em Haia, nos Países Baixos, emitiu um mandado de prisão contra o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, sob acusações de crimes de guerra e crimes contra a humanidade. A corte declarou que há “base para acreditar” no envolvimento de Netanyahu nessas ações, conforme informações do colunista Jamil Chade, do…
Brasileiro é racista para 59% da população, diz Datafolha
Uma recente pesquisa Datafolha revelou que 59% dos brasileiros acreditam que a maior parte da população é racista. Outros 5% vão além, dizendo que todos os brasileiros são racistas. Por outro lado, 30% afirmaram que apenas uma parcela menor é racista, enquanto 4% acreditam que ninguém no Brasil age dessa forma. Os dados mostram uma…