O ministro da Defesa, José Múcio, afirmou que a prisão de quatro militares envolvidos em um suposto plano para assassinar o presidente Lula, o vice Geraldo Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes, do STF, gera constrangimento às Forças Armadas. Apesar disso, ele destacou a importância de os fatos serem revelados para que os inocentes possam ser desvinculados das suspeitas. “É uma forma de tirar a suspeição de quem não tem culpa”, declarou.
Os militares presos incluem o general da reserva Mário Fernandes e os tenentes-coronéis Hélio Ferreira Lima, Rafael Martins de Oliveira e Rodrigo Bezerra de Azevedo, além de um policial federal. Segundo a investigação da Polícia Federal, o grupo utilizou conhecimentos técnico-militares para planejar ações ilícitas nos meses que sucederam a derrota do ex-presidente Jair Bolsonaro em 2022. O plano incluía a criação de um “Gabinete Institucional de Gestão de Crise”, que seria liderado pelos próprios envolvidos.
Múcio ressaltou que as FA não são informadas sobre operações da PF com antecedência, recebendo notificações apenas no momento da execução dos mandados. Ele reforçou seu posicionamento de que os culpados devem ser responsabilizados para garantir que os inocentes sejam exonerados de qualquer suspeita. “Às forças, interessam o país pacificado”, afirmou.
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Gleisi: “não haverá paz com impunidade para quem atentou contra a democracia. Sem anistia”
A presidente do PT argumenta que a proposta alimenta a expectativa de impunidade, um incentivo perigoso para a continuidade de ações extremistas. A deputada federal e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, reforçou nesta terça-feira (21) sua oposição ao projeto de lei que propõe anistia a envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Em…
Tribunal de Haia emite mandado de prisão contra Netanyahu por crimes de guerra e contra humanidade
O Tribunal Penal Internacional (TPI), localizado em Haia, nos Países Baixos, emitiu um mandado de prisão contra o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, sob acusações de crimes de guerra e crimes contra a humanidade. A corte declarou que há “base para acreditar” no envolvimento de Netanyahu nessas ações, conforme informações do colunista Jamil Chade, do…
Brasileiro é racista para 59% da população, diz Datafolha
Uma recente pesquisa Datafolha revelou que 59% dos brasileiros acreditam que a maior parte da população é racista. Outros 5% vão além, dizendo que todos os brasileiros são racistas. Por outro lado, 30% afirmaram que apenas uma parcela menor é racista, enquanto 4% acreditam que ninguém no Brasil age dessa forma. Os dados mostram uma…