youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Pela primeira vez, neste 20 de novembro passado, o Brasil inteiro celebrou o Dia Nacional da Consciência Negra como feriado nacional.

O 20 de novembro marca a morte de Zumbi dos Palmares em 1695.

O deputado federal Valmir Assunção (@depvalmir) (PT-BA) é autor do projeto de lei, o PL 296/2015, que propôs ao Congresso o feriado nacional da Consciência Negra.

“Em 2015, o movimento negro baiano me incumbiu de propor a nacionalização do feriado da Consciência Negra. O meu projeto de lei tramitou por oito anos, enfrentou diversas resistências daqueles que achavam que o povo negro não merecia uma data específica para exaltar nossos heróis e nossas heroínas”, conta Valmir Assunção.

‘Após a Bancada Negra da Câmara Federal assumir o projeto como prioridade dos parlamentares negros, o texto que estava pronto para ser votado na Câmara foi juntado a outro que veio do Senado, o PL 3268/21, do senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), e aprovado em 2023”, prossegue o deputado.

“A luta coletiva foi o fundamento para a aprovação. O 20 de novembro é uma conquista de todo movimento negro”, diz Valmir Assunção.

O Dia da Consciência Negra foi idealizado pelo Grupo Palmares nos anos 1970 e passou a ser defendido por movimentos negros em oposição ao 13 de maio, data rechaçada por representar uma abolição inconclusa.

Em 2003, o “Dia Nacional da Consciência Negra” entrou para o calendário escolar nacional, e apenas em 2011, na gestão da ex-presidente Dilma Rousseff (@dilmarousseff), a data nacional foi oficializada.

Até o ano passado, a data só era feriado em seis estados.

Em 21 de dezembro de 2023, o presidente Lula sancionou a Lei 14.759, instituindo o 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, como feriado nacional.

“Sou de um estado de população negra. Sou parte do segmento social que é a base da pirâmide social, que sustenta este país, pois somos a maioria da força de trabalho. Somos pelo menos 58% da população brasileira que sofre com o racismo, que luta diuturnamente pela implementação de políticas públicas específicas para o combate ao racismo”, completou o parlamentar baiano.

Com informações do VioMundo

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Gleisi: “não haverá paz com impunidade para quem atentou contra a democracia. Sem anistia”

    Gleisi: “não haverá paz com impunidade para quem atentou contra a democracia. Sem anistia”

    A presidente do PT argumenta que a proposta alimenta a expectativa de impunidade, um incentivo perigoso para a continuidade de ações extremistas. A deputada federal e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, reforçou nesta terça-feira (21) sua oposição ao projeto de lei que propõe anistia a envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Em…


  • Tribunal de Haia emite mandado de prisão contra Netanyahu por crimes de guerra e contra humanidade

    Tribunal de Haia emite mandado de prisão contra Netanyahu por crimes de guerra e contra humanidade

    O Tribunal Penal Internacional (TPI), localizado em Haia, nos Países Baixos, emitiu um mandado de prisão contra o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, sob acusações de crimes de guerra e crimes contra a humanidade. A corte declarou que há “base para acreditar” no envolvimento de Netanyahu nessas ações, conforme informações do colunista Jamil Chade, do…


  • Brasileiro é racista para 59% da população, diz Datafolha

    Brasileiro é racista para 59% da população, diz Datafolha

    Uma recente pesquisa Datafolha revelou que 59% dos brasileiros acreditam que a maior parte da população é racista. Outros 5% vão além, dizendo que todos os brasileiros são racistas. Por outro lado, 30% afirmaram que apenas uma parcela menor é racista, enquanto 4% acreditam que ninguém no Brasil age dessa forma. Os dados mostram uma…


Os comentários estão desativados.