Presidente Lula recebeu, nesta quarta-feira passada(20), o líder chinês Xi Jinping, no Palácio da Alvorada, e disse que os dois países desejam a fortalecer parcerias em infraestrutura sustentável, transição energética, inteligência artificial, economia digital, saúde e aeroespacial
Nas comemorações dos 50 anos de relações diplomáticas, Lula e Xi desejam uma cooperação ainda maior nas próximas décadas
O presidente da China, Xi Jinping, foi recebido com honras de chefe de Estado pelo presidente Lula, nesta quarta-feira (20), no Palácio da Alvorada. A visita marca as celebrações dos 50 anos de relações diplomáticas entre os dois países.
A vinda do presidente chinês reitera o esforço do governo Lula em manter e ampliar o comércio com produtos brasileiros de maior valor agregado à balança comercial.
A China é o principal parceiro comercial do Brasil. Somente de janeiro a outubro deste ano, o comércio entre os dois países foi de mais de 136 bilhões de dólares. Desse total, 53 bilhões foram de importações de produtos chineses e 83 bilhões de dólares de vendas de produtos brasileiros à China.
Futuro compartilhado
Os dois presidentes assinaram atos nas áreas de investimento e desenvolvimento. Em seguida, ao lado de Xi Jinping, Lula fez a leitura da declaração à Imprensa por ocasião da visita de Estado do presidente chinês.
O presidente Lula destacou a importância da parceria entre os dois países nos últimos 50 anos e ressaltou e intenção em ampliar essa relação em áreas estratégicas como saúde, agronegócio e inteligência artificial.
“O presidente Xi e eu decidimos desejo de elevar a parceria estratégica e global ao patamar de comunidade de futuro compartilhado por um mundo mais justo e um planeta sustentável. Estamos determinados a alicerçar nossa cooperação pelos próximos 50 anos em áreas como infraestrutura sustentável, transição energética, inteligência artificial, economia digital, saúde e aeroespacial”, afirmou Lula.
“Por essa razão, estabelecemos sinergias entre as estratégias brasileiras de desenvolvimento, como a Nova Indústria Brasil, o Programa de Aceleração do Crescimento, o programa Rota de Integração Sul-Americana e o Plano de Transformação Ecológica, e a iniciativa Cinturão e Rota”, acrescentou o presidente.
O melhor momento das relações bilaterais
Xi Jinping afirmou que as relações entre os dois países se encontram em seu melhor momento. Ele enumerou as principais colaborações assinadas hoje, que devem trazer benefícios para as populações dos dois países..
“A elevação das relações bilaterais à comunidade de futuro compartilhado China-Brasil por um mundo mais justo e um planeta mais sustentável e o estabelecimento de sinergias entre a iniciativa Cinturão e Rota e as estratégias de desenvolvimento do Brasil, no contexto da evolução acelerada da configuração internacional, tudo isso demonstra nossa determinação de identificar, responder e aproveitar as mudanças”, enfatizou o presidente chinês.
“E isso promoverá, com certeza, as relações China-Prasil a levar a diante o que herdou do passado e arrancar os próximos 50 anos dourados. Bem como estabelecer exemplos de união e auto-fortalecimento para os países do sul global”, acrescentou o presidente chinês, que chegou a Brasília após participar, no Rio de Janeiro, da Cúpula de Líderes do G20, na segunda-feira (18) e na terça-feira (19).
Com informações do PT Org
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Lambe-botas, Marçal posta VÍDEO ao lado de Trump: “Salve o Brasil, por favor”
O coach e influenciador Pablo Marçal (PRTB) voltou a chamar atenção nas redes sociais ao pedir ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que “salve o Brasil”. O momento foi registrado e compartilhado no Instagram nesta terça-feira (21), após a posse de Trump. Na publicação, Marçal também trocou sua foto de perfil para uma imagem…
Janja compartilha vídeo de Erika Hilton em defesa do governo Lula sobre Pix
Deputada do PSOL saiu em defesa da medida do governo Lula, afirmando que a norma tinha o objetivo de garantir maior transparência e coibir irregularidades A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, compartilhou nesta segunda-feira, 20, o vídeo da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) em defesa da fiscalização do Pix. Segundo Janja, a publicação da parlamentar, que rebateu as…
Com 2026 na mira, Lula tenta correção de rumo do governo
Em reunião ministerial, presidente cobra integrantes do primeiro escalão, fala em reparar erros e alerta que a corrida eleitoral já começou Com a popularidade em queda e sucessivas crises envolvendo sua gestão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vê ameaças no horizonte para 2026, seja para tentar a recondução, seja para eleger o sucessor.…