youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Entre as exigências estão a liberdade de operação e ação militar, além do uso do espaço aéreo, contra o Hezbollah, desafiando resoluções da ONU

Fumaça vista no sul do Líbano após ataque aéreo israelense
Fumaça vista no sul do Líbano após ataque aéreo israelense (Foto: REUTERS/Jim Urquhart)

Israel entregou aos Estados Unidos, no último domingo (20), um documento delineando suas exigências para uma solução diplomática que busque encerrar a guerra no Líbano, diz  a agência Sputnik, citando o portal Axios. O documento foi enviado pelo ministro de Assuntos Estratégicos de Israel, Ron Dermer, confidente do premiê Benjamin Netanyahu, ao enviado especial da Casa Branca, Amos Hochstein, na quinta-feira (17).

Entre as demandas apresentadas, segundo a reportagem, Tel Aviv requer que as Forças de Defesa de Israel (FDI) sejam autorizadas a realizar “execução ativa” para evitar que o Hezbollah se reforce e reconstrua sua infraestrutura militar nas proximidades da fronteira. 

Além disso, o governo israelense exige que sua Força Aérea tenha liberdade de operação no espaço aéreo libanês, uma solicitação que contradiz a Resolução 1701 do Conselho de Segurança da ONU. Essa resolução determina que as Forças Armadas libanesas (LAF) e a Força Interina da ONU no Líbano (UNIFIL) devem garantir um cessar-fogo entre Israel e o Hezbollah.

Uma fonte do governo dos EUA afirmou ao Axios que é “altamente improvável que o Líbano e a comunidade internacional” aceitem as condições impostas por Israel. Em resposta a essa situação, Hochstein está programado para visitar Beirute nesta segunda-feira (21) com o objetivo de discutir uma possível solução diplomática para o conflito.

Na noite de domingo (20), a situação escalou quando a Força Aérea israelense conduziu ataques aéreos no Líbano, atingindo diversos alvos associados ao Hezbollah, incluindo um prédio em Beirute. Esses ataques ocorreram em um contexto em que o Pentágono, por meio do secretário de Defesa, Lloyd Austin, havia solicitado a Israel que “reduzisse os ataques” à capital libanesa, citando o número “excessivo” de vítimas civis decorrente das operações militares.

Com informações do VioMundo

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • PF irá indiciar Bolsonaro, Braga Netto e Heleno por tentativa de golpe de estado nesta semana

    PF irá indiciar Bolsonaro, Braga Netto e Heleno por tentativa de golpe de estado nesta semana

    Relatório final de investigação deve ser apresentado ao STF ainda nesta semana A Polícia Federal (PF) irá finalizar nesta semana o inquérito que investiga os atos golpistas de 8 de janeiro. O documento tem mais de 700 páginas e será enviado ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O relatório final deverá indiciar…


  • Ministro Gilmar Mendes vai receber Título de Cidadão Honorário de Brasília

    Ministro Gilmar Mendes vai receber Título de Cidadão Honorário de Brasília

    O deputado distrital Ricardo Vale (PT), vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal anunciou a concessão de título de Cidadão Honorário de Brasília ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes. A cerimônia de entrega da honraria será no dia 2 de dezembro, às 10 horas da manhã, no plenário da CLDF. De acordo com…


  • Visita de Xi Jinping a Brasília altera trânsito na Esplanada. Confira

    Visita de Xi Jinping a Brasília altera trânsito na Esplanada. Confira

    Trânsito ficará fechado durante 24 horas em pontos estratégicos da Esplanada. Presidente chinês chega a Brasília nesta quarta-feira (20/11) A chegada do presidente chinês Xi Jinping ao Distrito Federal mobilizou as forças de segurança pública a reforçarem a segurança na capital. Xi Jinping desembarcou em Brasília nesta terça-feira (19/11) para participar de reuniões bilaterais com o…


Os comentários estão desativados.