youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Outro aspecto sensível seria um possível encontro entre Lula e o presidente do Irã

Lula e Vladimir Putin
Lula e Vladimir Putin (Foto: Reuters)

A ausência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na 16ª Cúpula do BRICS, em Kazan, na Rússia, pode ter evitado um confronto diplomático delicado para o Brasil. Segundo Leonardo Trevisan, professor de Relações Internacionais da ESPM, o tão aguardado encontro presencial entre Lula e o presidente russo Vladimir Putin poderia gerar “embaraços desnecessários” com os Estados Unidos. Trevisan explica que, em um momento de crescente tensão global, uma imagem de Lula ao lado de Putin poderia ser mal interpretada por Washington, segundo análise publicada na coluna de Roseann Kennedy, no Estado de S. Paulo.

“O aperto de mãos com Putin seria visto como um alinhamento em meio ao contexto de tensão entre o Ocidente e a Rússia”, avaliou Trevisan. “Com a Rússia e a China propondo um bloco cada vez mais unido contra os interesses ocidentais, esse encontro poderia acentuar a pressão sobre o Brasil em sua relação com os Estados Unidos e outros aliados do Ocidente.”

A cúpula do BRICS discute, entre outros temas, a desdolarização das economias do bloco, uma questão que já provocou reações contundentes de Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos e candidato à presidência pelo Partido Republicano. Trump deixou claro que, caso retorne ao poder, pretende punir países que decidam seguir esse caminho.

Outro aspecto sensível seria um possível encontro entre Lula e o presidente do Irã, o que, na visão de Trevisan, poderia reforçar a ideia de que o Brasil está se afastando de aliados tradicionais no Oriente Médio, como Israel. “O Brasil tem seus próprios interesses na região e já manteve uma postura crítica em relação a Israel, mas uma reunião com o Irã, neste momento, ultrapassaria um limite que o governo brasileiro tem evitado”, afirmou o especialista.

Além disso, Trevisan destacou que a proposta de China e Índia de incluir a Nicarágua e a Venezuela no BRICS não é vista com bons olhos pelo Brasil. “Para o governo brasileiro, essas inclusões não trazem vantagens, especialmente considerando as relações enfraquecidas com a Nicarágua e a delicada reaproximação com a Venezuela”, completou.

Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores, estará presente na cúpula em nome de Lula, com plenos poderes para negociar e representar o Brasil. Segundo fontes diplomáticas, a ausência de Lula foi considerada “força maior” devido ao acidente doméstico sofrido pelo presidente no fim de semana.

Com informações do Brasil 247

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Gilmar critica conivência do Exército com acampamentos golpistas e vê “terrorismo” no 8/1

    Gilmar critica conivência do Exército com acampamentos golpistas e vê “terrorismo” no 8/1

    O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que o relatório da Polícia Federal, que embasou a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, indica uma coordenação intensa e “proximidade, inclusive, de execução” dos crimes de tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito.…


  • Caiado anuncia data para o lançamento de pré-candidatura à presidência

    Caiado anuncia data para o lançamento de pré-candidatura à presidência

    O governador de Goiás, Ronaldo Caiado é um dos expoentes da direita que tenta se lançar candidato à presidência nas eleições gerais de 2026 O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), anunciou, neste sábado (22/2), a data para o lançamento da pré-candidatura à presidência da República, nas Eleições de 2026. O vice da chapa, no entanto,…


  • DF: taxa de licenciamento 2025 vence entre dias 24 e 28 de fevereiro

    DF: taxa de licenciamento 2025 vence entre dias 24 e 28 de fevereiro

    Proprietários de veículos registrados no DF recebem o boleto no endereço cadastrado no registro do veículo junto com o IPVA O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) divulgou as datas de vencimento da taxa de licenciamento dos veículos registrados na capital do país. De acordo com a Instrução nº 180, publicada no Diário Oficial do DF,…


Os comentários estão desativados.