Depois de seis meses de investigação, relatório da CPI da Covid sugere que 66 pessoas sejam indiciadas
Opera Mundi – Lido nesta quarta-feira (20/10) no Senado, o relatório final da CPI da Pandemia, com o pedido de indiciamento de 66 pessoas – incluindo o presidente Jair Bolsonaro – repercutiu em diversos veículos de imprensa no exterior, com todos destacando a gravidade das descobertas contidas no texto.
O jornal francês Le Monde disse que “apesar de gravíssimas, essas acusações devem ter impacto simbólico, essencialmente político”, apontando para o apoio “suficiente” que Bolsonaro encontra no Congresso, o que evitaria um processo de impeachment. O periódico disse também que “o procurador-geral da República, Augusto Aras, aliado do presidente, deve bloquear qualquer indiciamento”.Já o jornal britânico The Guardian reportou que “Bolsonaro deveria ser acusado de crimes contra a humanidade, concluiu inquérito da covid” e citou trechos do relatório no texto.
“O documento de 1.180 páginas – que aponta de maneira feroz a resposta ‘desidiosa’ e anticientífica do governo Bolsonaro contra a pandemia – será uma leitura profundamente incômoda para o líder de extrema-direita do Brasil e dezenas de aliados, contra quais indiciamentos também são recomendados”, diz o texto.PUBLICIDADE
Receba diariamente nossa newsletter em seu emailEnviar
El País escreve que a “gestão errática” de Bolsonaro envolveu “a propagação de informações falsas sobre a covid-19”, destacando que “houve uso da máquina do governo e cumplicidade do Conselho Federal de Medicina, que permitiu a alguns de seus membros promover medicamentos de eficácia não comprovada contra a doença”.
O periódico espanhol também apontou que a opção pela imunidade de rebanho, em uma suposta tentativa de não prejudicar a economia, ajudou o Brasil a atingir índices de mortalidade bem superiores a outros países do mundo.
Já a emissora multiestatal teleSur destacou que a CPI afirmou ter reunido “evidências que mostram que o governo federal se calou e optou por agir de maneira não técnica e imprudente para enfrentar a nova pandemia, expondo deliberadamente a população a um risco de infecção maciça”.
A teleSur também lembrou que a comissão do senado “lamentou que a ênfase do governo Bolsonaro fosse a proteção e preservação da economia, bem como o incentivo à manutenção das atividades comerciais”.
O jornal alemão Der Tagesspiegeldiz que a CPI foi acompanhada “como uma telenovela pelos brasileiros” e que, depois de 600.00 mil mortos, sérias acusações foram feitas contra Bolsonaro.
“Mesmo quando eles não descobriam nada de realmente novo, ficava clara a extensão do que já era conhecido. Nesta categoria, o fato de que o governo deixou sem resposta mais de 50 e-mails da farmacêutica Pfizer, que queria mandar vacinas contra o coronavírus para o Brasil”, afirma o texto.
Por favor inscreva-se em meu canal youtube e compartilhe o vídeo, o Twitter e o blog e, deixe um comentário.https://www.ceilandiaemalerta.com.br/
https: https://jornaltaguacei.com.br/
Facebook:https://www.facebook.com/jtaguacei/
Facebook: https://www.facebook.com/jeova.rodriguesneves
Twiter: https://twitter.com/JTaguacei
Instagram:https://instagram.com/ceilandiaemalerta?utm_medium=copy_link
vídeos.https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber