Decisão impede “qualquer possibilidade do desenvolvimento de atividades de comércio atacadista, seja qual for a modalidade” perto do estádio
O Governo do Distrito Federal (GDF) determinou, na noite desta sexta-feira (20/9), a suspensão imediata dos alvarás de construção da obra anexa à Arena BRB Estádio Mané Garrincha.
A decisão, à qual o Metrópoles teve acesso, foi emitida por meio do Memorando nº 25, de 2024, endereçado à Central de Aprovação de Projetos (CAP). O documento é assinado pelo secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), Marcelo Vaz.
A pasta apura a finalidade do comércio que vem sendo construído e frisa que os alvarás emitidos não permitem “qualquer possibilidade do desenvolvimento de atividades de comércio atacadista, seja qual for a modalidade”.
Nos últimos dias, a movimentação de operários nas redondezas do estádio chamou a atenção de muita gente que ficou curiosa com o motivo da obra. Segundo a coluna apurou, o empreendimento erguido na beira do Eixo Monumental pertence à rede Costa Atacadão de Goiás.
Ibaneis desautoriza
Mais cedo, como revelou a coluna Grande Angular, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), deu um ultimato para o concessionário da Arena BRB Estádio Mané Garrincha, Richard Dubois:
“Ou ele desiste deste projeto absurdo de colocar um atacadão nas imediações do Estádio, ou o governo vai trabalhar para tirar dele a concessão. Esta construção é totalmente fora de propósito. Não concordo, não autorizei e deixei claro para ele, em uma ligação que fiz nesta tarde: ‘não tem conversa’. O estádio deve continuar a prestar um serviço voltado para a promoção do esporte, da cultura e do lazer”, disse.
À coluna Grande Angular Ibaneis disse que não tinha conhecimento da obra e, ao saber, imediatamente determinou paralisar a construção.
Ao Metrópoles Richard Dubois afirmou que há uma incompreensão sobre o objetivo do projeto, e que pediu ao governador Ibaneis uma audiência na tentativa de explicar melhor o empreendimento.
Em nota, a Arena BRB disse que o empreendimento visa proporcionar mais opções de lazer à cidade. Leia abaixo, na íntegra:
“A concessionária Arena BSB esclarece que as obras iniciadas recentemente são parte de uma nova área comercial e de entretenimento, que vai trazer ainda mais opções de lazer para a população brasiliense. Buscando sempre a transparência e o diálogo, paralisaremos estas obras até garantir o alinhamento do projeto com os interesses dos cidadãos de Brasília, através do diálogo com as autoridades competentes. Desde que assumiu a concessão, a Arena BSB sempre esteve empenhada em modernizar os equipamentos concedidos, e já se tornou uma referência no turismo de nossa cidade, recolocando Brasília no roteiro dos grandes shows e eventos esportivos nacionais e internacionais”.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- PF irá indiciar Bolsonaro, Braga Netto e Heleno por tentativa de golpe de estado nesta semana
- Ministro Gilmar Mendes vai receber Título de Cidadão Honorário de Brasília
- Visita de Xi Jinping a Brasília altera trânsito na Esplanada. Confira
- Plano bolsonarista para envenenar Lula reacende suspeitas sobre a morte de Bebianno
- Câmara muda texto e PL que amplia cotas em concursos volta ao Senado