youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Com a missão de expandir o modo petista de governar e ampliar a presença das mulheres na política, integram o Time do Lula as deputadas federais Ana Paula Lima, Camila Jara, Dandara tonantzin, Denise Pessôa, Adriana Accorsi, Maria do Rosário e Natália Bonavides

Mulheres do PT na Câmara dos Deputados vão disputar a prefeitura em 7 capitais

Parte das mulheres que integram a Bancada Feminina do PT na Câmara dos Deputados vai disputar as eleições para prefeituras de importantes capitais.  As deputadas federais Ana Paula Lima (PT-SC), Camila Jara (PT-MS), Dandara Tonantzin (PT-MG), Adriana Accorsi (PT-GO), Denise Pessôa (PT-RS), Maria do Rosário (PT-RS) e Natália Bonavides (PT-RN) vão disputar as eleições para as prefeituras de Blumenau/SC; Campo Grande/MS; Uberlândia/MG; Goiânia/GO; Caxias do Sul/RS; Porto Alegre/RS; e Natal/RN, respectivamente. Juntas, as sete capitais somam quase seis milhões e meio de habitantes. 

Chapa de mulheres para POA 

Maria do Rosário está à frente de uma chapa puramente feminina. Ao lado da servidora pública e militante do Psol Tamyres Filgueira, a capital gaúcha tem a chance de eleger pela primeira vez uma chapa puramente feminina. As duas, que representam uma grande frente política que conta com o apoio do PCdoB e do PV,  além do PSOL da Rede, lideram as pesquisas de intenção de votos.

“Isso é, pra gente, muito representativo. Em tempos de extrema direita nos rodeando aqui no Brasil e no mundo, liderar essa pesquisa é muito significativo. É uma construção coletiva com Tamyres, uma mulher negra, servidora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e com todas as mulheres das comunidades e dos bairros, com todo mundo que acredita na transformação da cidade. Estamos dispostas a oferecer não apenas o nosso trabalho, mas a nossa vida. É lindo de ver e a gente tá tendo uma sintonia muito importante”, comemorou Rosário.

 Carla Ayres (PT-SC), suplente do deputado federal Pedro Uczai (PT-SC) – que se licenciou pelo período de 120 dias – e que também compõe a bancada feminina do PT –  vai concorrer à reeleição para vereadora em Florianópolis/SC. 

Representatividade 

De acordo com o perfil “Campanha de mulher“, em todo Brasil, há apenas 136 mulheres negras concorrendo à prefeitura nesta eleição, e nas 30 maiores cidades do Brasil, e a companheira Dandara Tonantzin é a única candidata mulher e negra que concorre à Prefeitura de Uberlândia e desponta em 1° lugar nas pesquisas. 

No X, a candidata comentou a notícia: “Estou muito feliz por liderar em primeiro lugar nas pesquisas das 30 maiores cidades do país! Infelizmente apenas 136 mulheres negras disputam Prefeituras Brasil afora, o que nos coloca uma grande responsabilidade. Sim, é possível ser a primeira mulher prefeita de Uberlândia!”

Mulheres petistas buscam ampliar espaços de poder 

Ao todo, nestas eleições, são 10.577 mulheres que vão disputar as vereanças, 263 irão para prefeituras e 344 concorrerão a vice-prefeitas. O resultado evidencia a força das petistas no fazer política e o compromisso das companheiras em ampliar as forças progressistas para auxiliar o programa de expansão social e mobilidade econômica defendido tanto pelo partido quanto pelo governo do presidente Lula

Para a secretária nacional de mulheres do PT e candidata a vereadora para Manaus (AM), Anne Moura, o resultado das onze mil mulheres petistas que estão concorrendo a uma vaga nos municípios brasileiros reflete o compromisso do partido com a ampliação da bancada feminina em todo o país: “A gente tem trabalho muito, muito mesmo para organizar e entregar um projeto que fortalecesse nossas companheiras. Estamos desde o lançamento da IV edição do Elas por Elas, que aconteceu em abril do ano passado, preparando tudo para que as nossas companheiras consigam ter uma disputa qualificada, seja no amparo jurídico quanto no de comunicação, e até mesmo pessoal.”

Com informações do PT Brasil

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Sancionada a lei que cria a Semana de Conscientização da Lei Maria da Penha

    Sancionada a lei que cria a Semana de Conscientização da Lei Maria da Penha

    Foto: Carlos Gandra/Agência CLDF Proposta do deputado Ricardo Vale (PT) prevê programação de atividades educativas para enfrentamento à violência contra as mulheres Em mais um passo para fortalecer a luta contra a violência de gênero, foi sancionada nessa quinta-feira (21) a Lei que institui a Semana de Conscientização da Lei Maria da Penha no Distrito…


  • Câmara Legislativa debate integração de políticas afirmativas para enfrentar a violência contra a mulher

    Câmara Legislativa debate integração de políticas afirmativas para enfrentar a violência contra a mulher

    Foto: Rinaldo Morelli/Agência CLDF A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou sessão solene para debater os desdobramentos da Frente Parlamentar de Combate ao Feminicídio, especialmente o enfrentamento da violência doméstica e a integração de políticas afirmativas. Por iniciativa da deputada Doutora Jane (MDB), o evento reuniu representantes de vários setores, entre eles, das forças de…


  • Inscrições abertas para cursos gratuitos do Programa Reciclotech em Ceilândia

    Inscrições abertas para cursos gratuitos do Programa Reciclotech em Ceilândia

    O Programa Reciclotech, uma iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do GDF, em parceria com a ONG Programando o Futuro e a FAP-DF, está com inscrições abertas para diversos cursos gratuitos em Ceilândia.A ação faz parte de um projeto inovador que alia responsabilidade social e ambiental, oferecendo capacitação profissional em áreas de tecnologia…


Os comentários estão desativados.